Urgente!!!!!!!!!!
1 qual é o papel dos genes na transmissão das características?
2 conceitue os seguintes termos:
a )genes alelos
B) cariótipo
C )Genoma
d)cromossomos e)cromossomos homólogos f )diploide
G) haploide
H) autossomos
I) cromossomos sexuais
3) explique, resumidamente o processo da clonagem!
4) O que você entende por biotecnologia?
5) explique mutação genética
6) O que é código genético?
Soluções para a tarefa
1 - Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos - as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
2 - a) Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
b) É o conjunto cromossômico ou a constante cromossômica diploide de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática. Cariótipo é o conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.
c) Genoma é um código genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA, ou seja, é o conjunto de todos os diferentes genes que se encontram em cada núcleo de uma determinada espécie.
d) É uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
e) São os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
f) Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais e com os mesmos genes.
g) Células haploides possuem apenas um cromossomo de cada tipo no seu núcleo. Muitos protistas e fungos apresentam todas as células somáticas haploides, ao contrário dos animais e plantas vasculares, cujas células não reprodutivas são normalmente diploides (2n).
h) São cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie, junto com os cromossomas sexuais. O ser humano possui 44 autossomas que formam 22 pares de cromossomas e mais um par de cromossomas sexuais (alossomo), que determinam o sexo.
i) É um tipo de cromossomo, encontrado em células da maioria dos organismos, e determina o sexo dos indivíduos. A maioria das plantas e animais são organismos diploides: possuem duas cópias de cada cromossomo. Os cromossomos não-pareados são chamados de cromossomos sexuais.
3 - É a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal. O processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas se reproduzem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de ADN (clonagem molecular), células (clonagem celular), ou organismos.
4 - Biotecnologia significa qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.
5 - Mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Mutações podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus.
6 - Código genético é a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. Ele é equivalente a uma língua e é constituído basicamente por um dicionário de palavras, a tabela do código genético, e por uma gramática, correspondente às propriedades do código.