História, perguntado por viniciusradaelli201, 7 meses atrás

URGENTE
1. O que era a política do café com leite?
2. De que maneira a crise de 1929 afetou o Brasil?
3. O que foi a Aliança Libera?
4. O que foi o tenentismo?
5. Quais eram os candidatos da Aliança Liveral?
6. Qual o motivo do assassinato de Júlio Prestes?
7. Que motivos levaram Washington Luís a renunciar?
8. O que era o Governo Provisório?
9. Qual a maneira encontrada por Getúlio Vargas para manter o equilíbrio no Governo?
10. O que foi a Revolução Constitucionalista?

AJUDEM PF, EU TO EM PROVA

Soluções para a tarefa

Respondido por gamergavk
5

Resposta:

1-A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

2-A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. ... Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.

3-A Aliança Liberal foi uma resposta a quebra do pacto entre mineiros e paulistas para a alternância da presidência (política do café-com-leite), pelo presidente Washington Luís (era paulista, portanto deveria indicar um mineiro para sucedê-lo, mas indicou o governador paulista Júlio Prestes), foi formada então essa "aliança", uma frente de oposição que reunia as oligarquias mineira, gaúcha e paraibana para lançar a candidatura de Getúlio Vargas à presidência para as eleições de 1930.

4-O tenentismo foi um movimento político-militar, baseado em uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro, de camadas médias urbanas, que estavam insatisfeitos com o governo da República Oligárquica no início da década de 1920 no Brasil

5-A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930, em oposição a Júlio Prestes, o candidato paulista do também paulista e então presidente Washington Luís

6-Seu assassinato, na Confeitaria Glória na Rua Nova, no Recife, por João Dantas, enquanto ainda era governador, é considerado uma das causas da Revolução de 1930,ou seja aumentou a popularidade de Vargas, facilitando assim, a revolução

7- Washington Luís foi o último presidente da República Velha, governando entre 1926 e 1930, quando deposto por um golpe de Estado. Seu governo ficou marcado pela crise econômica mundial de 1929 e pela ruptura com a antiga política do café com leite.

8-Um governo provisório, também chamado de governo interino ou governo de transição, é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior

9-Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934.

10-Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Espero ter te ajudado!!

por favor marque minha reposta como a melhor.

Respondido por yashiroNeneSan
3

1.A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.

2. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.

3. A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930

4. O tenentismo foi um movimento político surgido entre militares de média e baixa patentes que protestavam contra a chamada República Velha, regime político que se estende da Proclamação da República, em 1889, até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. ... Reivindicavam ainda melhorias políticas e sociais no país

5. Julio Prestes, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Getúlio Vargas

6. Ele morreu no dia 9 de fevereiro de 1946 (63 anos)

São Paulo, SP (não achei nada sobre ele ter sido assassinado

7. O assassinato de João Pessoa foi o estopim da ação conspiratória. O episódio estava vinculado aos problemas internos da Paraíba, mas foi o pretexto para desencadear o movimento armado de derrubada do governo de Washington Luís.

8. O governo provisório instituiu o federalismo, os estados adquiriram autonomia, houve a separação entre igreja e estado e a convocação da Assembleia Constituinte.

(Mas também tem o governo provisório de Getúlio Vargas) [...]

(O Governo Provisório iniciou-se em 1930, quando Getúlio Vargas foi nomeado presidente logo após a Revolução de 1930, e estendeu-se até 1934, quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, dando início ao Governo Constitucional.)

9. [...] Leia o texto da foto

10. A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.

Anexos:
Perguntas interessantes