História, perguntado por lorranygeovanna225, 6 meses atrás

urgente!!!!!!!!!!!!
1.Depois de lida a crônica megalomania de Lima Barreto, foi possível compreender melhor a que se refere o título? explique-o
2- resposta pessoal.
3- com qual objetivo essa crônica foi escrita?
4- de acordo com a crônica, a modernização no Rio de Janeiro foi favorável à população?
5- baseando-se no estudo deste capítulo e na crônica lida, é possível estabelecer relações entre o assunto da crônica e a realidade atual nos grandes centros urbanos?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabbyHYUGA
12

Resposta:

1-r:    SIM, PORQUE LENDO O LIVRO  QUE COMPREENDEMOS OQUE SIGNIFICADO  DO PORQUE O  TITULO DO LIVRO TEM ESSE NOME.

3-r:  Lima Barreto usava a crônica como forma de fazer crítica política.

4-r:  Não, era bastante excludente nos anos 1910 e 1920. Lima dizia que o objetivo do prefeito era separar a cidade em duas, uma dos ricos e outra dos pobres. Também falava muito das intervenções urbanas numa época em que não havia uma preocupação muito grande com o patrimônio histórico. O outro braço é a crítica à República, que segundo ele era uma República autoritária, que surgiu militarista, desigual, excludente.

5-r: sim.

Explicação:

Respondido por nataliafransantos
4

1) É possível compreender melhor o título a partir da leitura de “Megalomania”. No contexto desse texto, o título faz referência às propostas de obras de grande porte para a cidade do Rio de Janeiro.

3) A crônica foi escrita com o objetivo de levar o leitor à reflexão quanto às propostas de grandes obras que eram feitas para a cidade e divulgadas pelas revistas e jornais.

Enquantos essas obras eram propostas, parte dos moradores que habitavam determinadas regiões da cidade não tinham acesso a hospitais, boas condições de moradias e alguns até mesmo moravam nas ruas da cidade.

4) De acordo com a crônica, a modernização do Rio de Janeiro não foi benéfica para a maioria dos moradores das cidades. As obras serviram apenas, segundo o texto, para oferecer passatempo para as pessoas que já possuíam, que era as pessoas mais ricas.  

5) É possível estabelecer relações entre o assunto da crônica e a realidade dos atuais centros urbanos, pois na maioria dos lugares, as cidades passam por grandes obras de revitalização e ampliação dos centros urbanos, enquanto as condições de vida nas cidades permanecem precárias.

Os grandes centros urbanos brasileiros

Nos grandes centros urbanos do Brasil é possível identificar grandes contradições presentes nas cidades. Geralmente são espaços marcados por um grande número de pessoas que transitam todos os dias a caminho do trabalho, estudos ou para a busca por serviços.

Marcado por um trânsito caótico, grandes obras e construções, os centros urbanos convivem também com as contradições sociais que as grandes obras de revitalização tentam esconder como a presença de moradores de rua, pessoas subempregadas ou a procura de trabalho.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a modernicação do Rio de Janeiro em: https://brainly.com.br/tarefa/39078235

Anexos:
Perguntas interessantes