Filosofia, perguntado por julialuiza45, 10 meses atrás

URGENTE: 1)Comente o pensamento aristotélico. Como ele defende seu ponto de vista em relação ao pensamento platônico? Qual a sua filosofia e como ela se aplica, se define?
2)Explique as quatro causas segundo Aristóteles para explicar a existência das coisas. De exemplo.
3)O que são a essência e acidente para Aristóteles? Que exemplos cita Aristóteles? De um outro exemplo pessoal.
4)Comente como Aristóteles explica Ato, potencia e movimento? Exemplifique.
5)Oque é o Ato Puro para Aristóteles?
6)O que torna o Ser em potência? Como ocorre a realização da potência?Comente. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
4

1) A visão aristotélica defendia que a ideia de dualismo platônico entre mundo sensível e mundo das ideias era importante ferramenta para explicar a origem do verdadeiro conhecimento, uma vez que os pensamentos surgem, segundo ele, do contato da alma com o mundo sensível.

Platão tinha um pensamento antropológico, em que o homem era um ser destinado a dois mundos, o das ideias, está ligado à alma, onde existe a perfeição, sensibilidade, não mutação. E o mundo sensível, marcado pela materialidade e corrupção.

2) Segundo Aristóteles, existem quatro tipos de causas para explicar a existência das coisas: a causa final, a causa eficiente, a causa formal e a causa material.

3) Para Aristóteles, essência é uma característica que não se pode mudar, é algo intrínseco. Exemplo é o fato de o ser humano ser racional.

Acidente  para o filósofo são características físicas como altura, cabelo, cor de olho, tudo isso não são essenciais, são acidentes, acontece ao acaso.

4) Potência é quando se espera que algo aconteça, tem potencial e se espera acontecer. Como por exemplo uma semente tem potência em virar uma árvore.

Ato para Aristóteles é quando algo que está predestinado acontece. No caso, quando a semente vira árvore.

O movimento é a passagem da potência (semente) para o ato (árvore) ou vive versa.

5) Ato puro para Aristóteles é uma tentativa de se provar a existência de Deus através do uso da razão e da lógica.

6) Para Aristóteles, o ser em potência torna-se quando ele é concebido, portanto ele pode vir a ser um ser humano. A realização da potência ocorre através do movimento de potência para ato, isto é, quando ele deixa de poder ser e passa a ser de fato.

Bons estudos!

Perguntas interessantes