!!! URGENTE !!!
1) CITE QUAIS OS PROBLEMAS SOCIAIS SOCIAIS QUE SURGIRAM NO SÉCULO XIX.
2) EXPLIQUE O PRIMEIRO PRINCÍPIO BÁSICO DO POSITIVISMO COMTEANO.
3) COMO É A SOCIOLOGIA PARA COMTE?
4) SEGUNDO COMTE, QUAL É O ESTÁGIO DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE? E O QUE ELE SIGNIFICA?
5) EXPLIQUE AS DUAS GRANDES CLASSES QUE EXISTEM NA SOCIEDADE CAPITALISTA, DEFENDIDA POR MARX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)No começo do século XIX, o cenário europeu modificou-se em virtude da revolução industrial, do capitalismo e do liberalismo. Novos e graves problemas sociais surgiram, provocados por abusos do capital sobre o trabalho. Isso suscitou a atenção dos chamados católicos sociais, que marcaram o século XIX e prepararam o caminho para a primeira encíclica papal sobre a questão operária.
2)Prioridade do todo sobre as partes: significa que, para compreender e explicar um fenômeno social particular devemos analisá-lo no contexto global a que pertence".
3)Comte estava preocupado em organizar a realidade e não a modificar. Esse autor defendia que os estudos sociais deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade. A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza.
4)O terceiro estado da evolução da humanidade, segundo a Lei dos Três Estados de Comte, é caracterizado pela busca do relativo ao invés do absoluto: os aspectos relativos são expressos por meio de leis gerais abstratas.
5)Para o pensador, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).
espero ter ajudado <3