História, perguntado por mClara321, 9 meses atrás

(URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!) 1.0 É bom que se diga que a resistência dos povos em defender seus territórios, suas culturas e sua visão do mundo, não se mede pelo sucesso qualitativo ou quantitativo obtido. Ela se mede, apesar dos momentos de derrotas e glórias, pelo simples fato de defender a dignidade e a liberdade humana quando estas são ameaçadas como aconteceu, por exemplo, durante a escravidão, a colonização e como acontece hoje no mundo contemporâneo caracterizado pelas injustiças sociais, pelos preconceitos e discriminações de diversas naturezas. (CARVALHO, 2014, p. 303). O enunciado nos convida a refletir o contexto histórico do período colonial, em especial o papel dos povos indígenas e africanos. Nesse sentido, ao pensar no passado e presente, qual sua compreensão de resistência à colonização empreendida pelos povos indígenas e afrodescendentes? 2.0 Em 2003, o Governo Federal aprovou a lei no 10.639 que tornava obrigatório o ensino de História da África, da Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Educação Básica. Em 2008, o texto dessa lei foi alterado, passando a incluir a História e a Cultura dos povos indígenas na obrigatoriedade dos conteúdos presentes nos currículos escolares e nas instituições de ensino superior. A lei 11.645/08 marcou a ampliação do debate sobre o ensino das relações étnico- raciais, mais precisamente, a sua obrigatoriedade nas abordagens referentes ao conhecimento histórico escolar. (LOPES, 2018, p. 03) Com base no material apostilado da Aprendizagem Conectada e do enunciado, discorra sobre os motivos que levaram a criação das Leis no 10.639/03 e 11.645/08 3.0 Observe os gráficos abaixo e responda as questões a seguir: A) A partir dos gráficos apresentados, qual a sua percepção sobre relações raciais, de gênero, educação e desigualdade? b) Os dados apontados pelos gráficos se relacionam com a constituição da sociedade brasileira no período colonial? Justifique sua resposta. 4.0 A partir da leitura do material apostilado sobre formação da sociedade brasileira qual sua compreensão do termo miscigenação? 5.0 Sobre a vinda de Dom João VI para o Brasil em 1808, acompanhado da família real e fixando a capital da coroa portuguesa na cidade do Rio de Janeiro, descreva quais mudanças foram promovidas para melhoria e modernização da cidade: 6.0 Com base no texto do material apostilado da Aprendizagem Conectada, elabore um texto argumentativo relacionando a imagem abaixo com um dos eventos associado aos embates entre Napoleão Bonaparte e Dom João VI que contribuíram para que o Brasil recebesse a sede da coroa portuguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9

A colonização de exploração, foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV.  

A  partir de 1500, essa colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, além disso, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil em um primeiro momento, logo apenas séculos a frente foi desenvolvido o interesse pela república já instaurada no Brasil.

A resistência se deu através não só dos movimentos de combate a exploração mas também da sobrevivência e da passagem dessas culturas para o futuro, como uma forma de carregar os símbolos que realmente fundamentaram o país que vivemos hoje.

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Dentre as medidas de modernização vemos:

Um aumento da parcela urbana;

A introdução de ferrovias;

A transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Napoleão Bonaparte teve grandes expectativas na empreitada de dominação da Europa.

A partir dessa série de disputas, Portugal, que estava em uma posição mais fraca, ou seja, submetida ao poderio militar de Napoleão.

Portugal sob pressão da Inglaterra assina um documento, ou melhor, uma convenção que assumia a transferência monárquica para o Brasil.

Este fato ocasionou a vinda da família Real para o Brasil por volta de 1808.

Perguntas interessantes