URGENTE
03- Leia o texto abaixo."O par de interlocutores legítimos estava formado: de um lado o povo, a quem se apelava como fonte e base do governo e que era identificado na população de trabalhadores corporativamente hierarquizada; de outro, o Estado, corporificado funcional e pessoalmente na figura do presidente Getúlio Vargas." (GOMES, Ângela de C. "A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado". ln SCHWARCZ, Lilia M. (org.) "História da Vida Privada no Brasil". Vol. 4:Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.525.) A partir da citação acima, assinale a alternativa que indica corretamente as relações mantidas, no contexto do trabalhismo, entre a população trabalhadora no Brasil e o presidente Vargas.
10 pontos
a) As campanhas destinadas aos trabalhadores enfatizavam a necessidade de organização em torno dos sindicatos e partidos políticos, principais interlocutores do Presidente.
b) As liberdades políticas permitiam o estabelecimento, durante o Estado Novo, de uma permanente negociação entre os trabalhadores e o governo através do Parlamento.
c) O sindicalismo corporativo era combatido pelo governo, pois permitia a livre expressão das lutas de classes e dos conflitos no interior da sociedade brasileira.
d) A ideologia do Estado Novo pretendia estabelecer uma ligação direta entre o governante e o povo, por meio de cartas, programas de rádio e outros mecanismos de comunicação.
e) Getúlio Vargas fazia chegar até a população, por meio dos programas "A Voz do Brasil", mensagens de estímulo à organização sindical livre, combatendo assim o comunismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
8
Resposta:Letra D
O corporativismo varguista gerou também o controle direto da imprensa e da propaganda, primeiro por meio do DNP (Departamento Nacional de Propaganda) e depois por meio do DIP (Departamento de Informação e Propaganda). Esse controle tinha o objetivo não só de limitar o acesso à informação e privar a sociedade de liberdade de expressão, mas também criar uma cultura de culto à personalidade de Getúlio Vargas, isto é, estabelecer vínculos personalistas e paternalistas.
Explicação:
Perguntas interessantes