História, perguntado por Gracianobeatriz04, 4 meses atrás

Urgenete!!!!!!!!!!!!

Qual é o sentido dos autorretratos produzidos hoje? Será que eles são feitos com a mesma finalidade daqueles realizados nos séculos XV ou XVI? Explique a semelhança e a diferença.

Soluções para a tarefa

Respondido por Alanbecker
1

Resposta:

Qual é o sentido dos autorretratos produzidos hoje?

Um estudo de suas feições por pura curiosidade sobre como os outros o vêm ou, como no autorretrato moderno e contemporâneo, uma externalização de sentimentos através da reprodução da própria imagem. A noção e a expressão da individualidade se deram de formas muito particulares em cada período na sociedade ocidental.

Será que eles são feitos com a mesma finalidade daqueles realizados nos séculos XV ou XVI?

Autorretrato (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, a partir da renascença italiana, que este tipo de auto-representação passou a ser cada vez mais frequente, chegando à obsessão de um Rembrandt - quase uma centena - ou de uma Vigée-Lebrun.

Seja ou não este produto, reconhecido no campo artístico como inserido nesta categoria. O autorretrato é uma forma de estudo anatômico, embora alguns deles apresentem alegorias, caricaturas e também expressem condições emocionais específicas a exemplo de Frida Kahlo (1907 - 1954) com seus auto-retratos com macacos ou Goya, 1820 que incluiu em seu auto-retrato o seu amigo Arrieta lhe auxiliando durante a enfermidade que padeceu no ano anterior ao da pintura, quando possuía 73 anos de idade. Para Novaes [1] o auto-retrato é um instantâneo do momento em que o sujeito se encontra, mas não por muito tempo. Em última análise, pode-se traduzi-lo como uma metáfora da contemporaneidade e suas identidades nômades.


Alanbecker: Espero que não seja conteudo de mais.
Alanbecker: Lobo das sombras saindo.
Perguntas interessantes