Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

URGEENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Leia os trechos abaixo, retirados do texto "I Love my Husband", de N. Piñon, e responda a questão proposta: Eu amo meu marido. De manhã à noite. Mal acordo, ofereço-lhe café. [...] Depois, arrumo-lhe o nó da gravata e ele protesta por eu consertar-lhe unicamente a parte menor de sua vida. [...] Ele diz que sou exigente. Fico em casa lavando a louça, fazendo compras, e por cima reclamo da vida, enquanto ele constrói um mundo com seus pequenos tijolos. [...] E é por isso que sou a sombra do homem que todos dizem eu amar. [...] O que mais você quer, mulher, não lhe basta termos casado em comunhão de bens? [...] E dizendo que eu era parte de seu futuro, que só ele, porém, tinha o direito de construir, percebi que a generosidade do homem habilitava-me a ser apenas a dona de um passado com regras ditadas no convívio comum. [...] Assim fui aprendendo que a minha consciência, que está a serviço da minha felicidade, ao mesmo tempo está a serviço do meu marido. [...] Ah! quando me sinto guerreira, prestes a tomar das armas e ganhar um rosto que não é o meu, mergulho numa exaltação dourada [...] e tudo me treme por dentro. Felizmente é uma sensação fugaz [...]. Estes meus atos de pássaro são bem indignos e feririam a honra de meu marido. [...] Nunca mencionei ao meu marido esses galopes perigosos e breves. Ele não suportaria. Ou que eu lhe dissesse que nestas tardes penso em trabalhar fora, pagar as miudezas com meu próprio dinheiro. Claro que esses desatinos me colhem por causa do tempo que me sobra. Sou uma princesa da casa [...]. Sou grata pelo esforço que ele faz em amar-me.

Qual estrutura social é apresentada no texto e como ela pode se relacionar com a ideia de Alienação Social estudada em aula?

Soluções para a tarefa

Respondido por AndersonValadares12
1

A estrutura como a forma para produção social da vida, onde os homens estabelecem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade. A estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura.

É por isso que o conceito de alienação é considerado central para a teoria marxista, o processo de exploração capitalista descoberto por Marx tem como base a alienação, seja social, autoalienação ou alienação do trabalho. A alienação social é resultado da separação entre trabalho e capital, quando o homem que trabalha torna-se estranho ao produto de seu trabalho. Seu caráter não é apenas descritivo, mas também prescritivo, pois contém em si mesmo um apelo em favor de uma modificação revolucionária do mundo

Perguntas interessantes