Pedagogia, perguntado por beatrizvolff3905, 3 meses atrás

"Urge pensarmos a formação humana como um processo de humanização que supere um entendimento temporal e linear de criança, para considerá-la como um sujeito histórico, cultural e de direitos. Dentre os resultados obtidos ressalta-se que os direitos das crianças se caracterizam como uma longa e dura luta social e política ainda em curso e necessária em todo o mundo e que tais conquistas representam um avanço. Porém, na realidade, a efetivação de tais direitos ainda carece de um tipo de articulação mais ampla e complexa, relacionada às transformações política, cultural e econômica das diferentes sociedades, especialmente, a brasileira, onde a criança que antes era vista como um sujeito "menor" passa a ser definida como sujeito de direitos". GONÇALVES, Gisele. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: UFPR, 2016. A partir do texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na definição conceitual de infância e criança, ambas são a mesma coisa, o que não compromete a qualidade das discussões a respeito dos direitos da criança. Porque II. Considerar a criança como um sujeito de direitos é, consequentemente, reconhecê-la como um ser humano ativo e capaz de participar do seu próprio processo formativo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa 3: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas. Questão 4 de 10

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A definição conceitual de infância se constrói a partir do comprometimento não apenas das discussões a respeito dos direitos da criança, que são fundamentais, mas também da prática, tanto no ambiente escolar, familiar, quanto nas relações sociais. As alternativas I e II são falsas.

A concepção de infância mudou com o passar dos séculos

O olhar sobre a infância, e o estado emocional dessa fase, foi observado apenas no século XIX pois foi entendido que a criança é incapaz de refletir sua própria vontade de maneira consciente como os adultos e jovens em formação.

Por fim, a educação básica é fundamental para a proteção dos direitos da criança, trazendo novas possibilidades para o ensino e a formação adequada, considerando cada etapa do seu desenvolvimento.

Mais sobre o ECA:

https://brainly.com.br/tarefa/3841292

#SPJ4

Perguntas interessantes