(URCA 2017/1) Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas. Antiga, Medieval e Moderna. Sobre o conceito de Idade média, Assinale a alternativa correta:
•
(A) - A definição de Idade média, durante a Renascença, se coaduna com a crença de que a humanidade passou por um processo contínuo de progresso desde seus primórdios até a idade Moderna.
(B) - Para os Renascentistas, a Idade Média fora um interregno de profunda ignorância e superstição, no qual o homem viveu com os olhos vendados, esquecido das maravilhas do conhecimento interessado somente em fugir as misérias deste mundo e aos tormentos do inferno.
(C) - O problema em conceituar a Idade média, como período de obscurantismo é porque os historiadores não consideram que desde a queda Romana até a Renascença italiana os Europeus vivenciaram uma unidade cultural entre povos.
(D) - Durante toda a idade média a cultura européia representou uma volta ao barbarismo cultural, com a estagnação do intelecto e o mergulho profundo na ignorância e na credulidade
(E) - Com o império carolíngio, Século IX, a Europa mergulhou definitivamente no ruralismo econômico, no ascetismo mórbido e no desprezo por este mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B, tbm chamada de idade das trevas, foi uma era condenada pelos filósofos pelas barbaridades e ignorância, principalmente causada pela influência da religião cristã na população além da ciência ter sido demonizada.
Os renascentistas consideravam a Idade Média como um período de ignorância, misticismo e superstição, de esquecimento dos valores clássicos. Letra B está correta.
Renascimento
Os renascentistas se consideram herdeiros do pensamento e da ciência da antiguidade clássica. Eles teriam sido responsáveis por fazer esses valores renascerem. Se colocavam como indivíduos críticos em uma ruptura com o mundo medieval.
As principais características do Renascimento foram o humanismo, o universalismo, antropocentrismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, racionalismo, empirismo e individualismo. O ideal de ser humano era aquele que era conhecedor de todas as artes e ciências.
Devido aos valores humanistas, teciam críticas aos dogmas católicos. Porém, não visavam romper com a Igreja, tanto que muitos temas de suas obras eram religiosas. Porém, nelas percebemos aspectos humanizados.
Leia mais sobre o Renascimento: https://brainly.com.br/tarefa/721034
#SPJ2