urante a Idade Média, um Rei, por exemplo, poderia doar terras à um cavaleiro e transformá-lo em seu vassalo. Assim o rei virava um suserano e o cavaleiro um nobre vassalo (seu servidor fiel). Mas esse nobre poderia, por exemplo, também doar parte de suas terras à outro cavaleiro e assim a relação continuava: o nobre que era vassalo do rei, passava a ser suserano de outro nobre. Um Vassalo deveria (MARQUE A OPÇÃO FALSA). *
Contribuir com as despesas de seu Suserano.( )
Separar suas terras das terras do senhor e se tornar um senhor independente.( )
Participar de um conselho de vassalos para ajudar o Suserano a conduzir a administração das terras.( )
Ser fiel a seu senhor, chamado de Suserano, apresentando-se para os combates sempre que convocado.( )
Soluções para a tarefa
Resposta:
No mundo feudal, as terras representavam um importante instrumento para a obtenção de poder e construção de relações sociais. Geralmente, um integrante da classe nobiliárquica poderia ter acesso a uma propriedade por meio do direito de herança. Entretanto, para que a extensão das propriedades não fosse desarticulada, muitos senhores feudais destinavam a posse de suas terras para seu filho mais velho.
Outra opção de acesso a terra também poderia ser estabelecida por meio de um juramento de fidelidade. Nesse caso, dois nobres se reuniam para firmar um acordo em que um deles oferecia e o outro recebia a propriedade de um feudo. Do ponto de vista social, esse entendimento criava um tipo de contato que selava as chamadas relações de suserania e vassalagem.