História, perguntado por raquelmotamelo1356, 1 ano atrás

(UPF-RS) Sobre a mineração que se desenvolveu no Brasil colonial, podemos afirmar:a) Contribuiu para a decadência do ciclo açucareiro,pois os grandes senhores de engenho abandonaram suas lavouras para se dedicar à mineração.b) Contribuiu para o desenvolvimento da produção açucareira, na medida em que gerava capitais para serem investidos nesta atividade agroexportadora.c) Contribuiu para o desenvolvimento do mercado interno, na medida em que criou um importante centro consumidor de produtos de subsistência de outras regiões.d) Não favoreceu em nada o mercado interno, pois os raros produtos de subsistência que não eram produzidos na região eram importados da Europa.e) Não contribuiu em nada para o mercado interno da colônia, pois a zona de mineração era centro con-sumidor de gêneros de subsistência em proporções insignificantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
55
Resposta C

A atividade mineradora que surgiu no Brasil contribuiu para o desenvolvimento do mercado interno, pois deslocou um pouco o contigente da colônia para outras regiões e criou um importante centro consumidor de produtos de subsistência de outras regiões, pois a maioria dos garimpeiros eram homens livres. Os insumos mais significativos de consumo interno da colônia eram justamente alimentos.
Respondido por juscelino765
28

Resposta:

Resposta correta: letra C

Explicação:

a alternativa “c” afirma, corretamente, que a mineração, sim, contribuiu para o crescimento do mercado interno. Durante o século XVIII - conhecido como “século do ouro” (1701-1800) -, houve um significativo crescimento populacional na região de Minas Gerais. Estima-se que em 1786 a população de Minas Gerais chegava a aproximadamente 400 mil pessoas, cerca de 15% da população total da colônia. Ao contrário do ciclo do açúcar, que deu origem a uma sociedade rural, o desenvolvimento da mineração permitiu o surgimento de núcleos urbanos, tais como as cidades de Vila Rica (atual Ouro Preto), Ribeirão do Carmo (atual Mariana), Sabará e São João del Rei. Com o desenvolvimento da atividade econômica e com surgimento de uma sociedade urbana - composta por mineradores, comerciantes, negras quituteiras, carpinteiros, padres, ferreiros, militares, funcionários da Coroa, advogados e negros escravos -, a região de Minas Gerais se tornou um excelente mercado comprador. Os produtos demandados pela sociedade mineradora - como alimentos, roupas, ferramentas, etc - eram em parte fornecidos por comerciantes da própria colônia. Nesse sentido, a mineração estimulou o aumento da produção interna e possibilitou o incremento da circulação de produtos entre as regiões da Colônia, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento do mercado interno.

Perguntas interessantes