(UPF-RS) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente os cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano – que dominou a península Arábica –, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a península Ibérica (atuais Portugal e Espanha). Nesse processo de expansão, os árabes assimilaram muitos legados culturais de outros povos com os quais conviveram, como as tradições da cultura clássica e oriental. Além disso, fizeram com que valores culturais da Antiguidade Clássica chegassem ao mundo moderno. Isso foi possível porque os árabes:
a) conseguiram profetizar os destinos da humanidade por meio dos signos do zodíaco.
b) difundiram, por intermédio da literatura, a obra mais conhecida dos chineses, que é Mil e uma Noites, reunião de histórias registradas entre os séculos VIII e IX, e lidas ainda hoje no mundo ocidental.
c) levaram para a Europa, por meio da ocupação da península Ibérica, antigas técnicas romanas de cultivo, habilidades de arte na representação humana e a perspectiva linear na pintura.
d) traduziram e difundiram muitos textos, concretizando importantes realizações, a partir do pensamento grego.
e) inventaram o papel, a pólvora, a bússola, o astrolábio, os algarismos árabes e a álgebra.
Soluções para a tarefa
Resposta: A resposta certa é a Letra D.
Explicação: Os sucessores de Maomé são denominados Califas que significa "o seguidor do profeta". A ordem política estabelecida pelos Califas ficou conhecida como califados, existem dois tipos: o califado omíada e o abássida, e eles vão se expandir. Com isso o califado omíada vai definir a língua árabe para todo o ímperio, após um tempo irão se expandir ao norte da África e na Península Ibérica, aonde vão compartilhar culturas através dos textos traduzidos.
Os árabes fizeram com que valores culturais da Antiguidade Clássica chegassem ao mundo moderno, traduzindo e difundindo muitos textos e concretizando importantes realizações, a partir do pensamento grego.
Resposta: Letra D.
Cultura preservada em Constantinopla
O Império Bizantino (antigo Império Romano do Oriente), principalmente após a queda de Roma, passou a ser o centro de preservação da cultura da Antiguidade Clássica.
O Império Romano do Ocidente padeceu com a ameaça e invasões dos bárbaros e com a interiorização da população pelos ataques (feudalismo) enquanto Constantinopla constituía-se como o núcleo conservador e irradiador da cultura clássica, produzindo uma volumosa atividade intelectual.
Com a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453, a cultura clássica (greco-romana) que era preservada na cidade, passa a se difundir pelo mundo por meio dos árabes.
Para mais informações sobre os povos germânicos (bárbaros), acesse:
brainly.com.br/tarefa/50215997
#SPJ2