(UPF) Na Europa Ocidental, a denominada “crise do século XIV” caracterizou-se por um conjunto de fatores marcados por péssimas colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Dentre as alternativas, assinale aquela que indica as consequências desses fatores.
A
Aumento da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores do que no campo.
B
Diminuição das taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e que levaram à adoção, nos senhorios feudais, da escravidão de africanos.
C
Fortalecimento das instituições medievais, principalmente no que concerne ao caráter internacional das universidades.
D
Abalo do sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.
E
Enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
12
Resposta:
D
Explicação:
Uma das principais consequências ocasionadas pela crise vivenciada na segunda metade do século XIV foi uma desestruturação do sistema feudal, provocada sobretudo pelo extermínio de cerca de um terço da população europeia. A morte dessa grande quantidade de pessoas gerou um desordenamento do processo produtivo, fazendo com que as atividades comerciais diminuíssem e as propriedades feudais reduzissem suas produções.
Perguntas interessantes