Química, perguntado por elainesterlayne1501, 8 meses atrás

(UPF) A corrosão metálica é a oxidação não desejada de um metal. Ela diminui a vida útil de produtos de aço, tais como pontes e automóveis, e a substituição do metal corroído acarreta, todos os anos, grande gasto de dinheiro em todo o mundo. A corrosão é um processo eletroquímico, e a série eletroquímica nos dá uma indicação de por que a corrosão ocorre e como pode ser prevenida. Para a proteção de certas peças metálicas podem-se colocar pedaços de outro metal usado como metal de sacrifício. Assim, considerando alguns metais com seus respectivos potenciais padrão de redução: Qual o mais adequado para ser usado como metal de sacrifício se a peça a ser protegida for de alumínio?

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
51

e) Mg(s)

Completando a questão:

Mg2+(aq) + 2e-   à Mg(s)             (E0 = -2,38 V)

Al3+(aq) + 3e-     à Al(s)               (E0 = -1,68 V)

Zn2+(aq) + 2e-    à  Zn(s)             (E0 = -0,76 V)

Pb2+(aq) + 2e-    à  Pb(s)             (E0 = -0,13 V)

Cu2+(aq) + 2e-   à  Cu(s)             (E0 = +0,34 V)

Ag+(aq) + 1e-     à  Ag(s)              (E0 = +0,80 V)

Alternativas:

a) Ag(s)

b) Zn(s)

c) Pb(s)

d) Cu(s)

e) Mg(s)

A função do metal de sacrifício é sofrer oxidação no lugar do outro metal que a peça é feita, que nesse caso é o alumínio.

Para que o elemento oxide antes do alumínio oxidar, é necessário que o metal de sacrifício tenha um potencial de redução menor que o do alumínio.

Assim, dentre as opções dos metais citados, o magnésio com potencial de redução = -2,38 V é o elemento que apresenta um potencial de redução menor que o alumínio.

Perguntas interessantes