Química, perguntado por annabrandt, 5 meses atrás

(UPE) Quando exposto a uma temperatura menor que 13 °C, o estanho pode se transformar em uma versão mais frágil e quebradiça. Tais formas são chamadas, respectivamente, de beta e alfa e podem ser vistas na figura a seguir:
Essa transformação é associada popularmente à “doença do estanho”, e o fenômeno químico associado a essa transformação é denominado de

a) Isomeria.
b) Isotopia.
c) Alogenia.
d) Alotropia.
e) Radioatividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigarciabaccp3zk0u
10

Resposta:

D)alotropia

Explicação:

De acordo com o enunciado da questão, o estanho pode se transformar em uma versão mais frágil e quebradiça de “si mesmo”, ou seja, trata-se de um caso de alotropia no qual a estrutura cristalina do estanho sofre alteração (de beta para alfa), porém o elemento químico continua o mesmo

Respondido por diogenes10neto
2

O fenômeno químico associado a transformação do estanho é denominado de alotropia.

A alternativa correta é a letra d.

Alotropia

A propriedade que faz com que elementos químicos se apresentem com formas e propriedades físicas diferentes (densidade, organização espacial dos átomos, condutividade elétrica, etc.) é denominada de alotropia.

Um exemplo encontrado na natureza é o grafite e o diamante, que são formas alotrópicas do carbono. Ambos possuem carbono em sua composição, porém, o arranjo espacial dos átomos é apresentado de forma diferente.

Quando o estanho é exposto a uma temperatura menor que 13 °C, ele se transforma em uma versão mais frágil e quebradiça, ou seja, o arranjo espacial dos átomos foi modificado, porém o elemento químico continuou sendo estanho. Por esse motivo, o fenômeno químico associado a essa transformação é a alotropia.

Entenda mais sobre alotropia e transformação em: https://brainly.com.br/tarefa/20622341

Anexos:
Perguntas interessantes