(UPE) O fundamentalismo islâmico, uma tendência oculta por muito tempo, embora poderosa na vida do Oriente Médio, chamou a atenção do mundo com a Revolução iraniana de 1979. Valendo-se da significativa renda do petróleo iraniano, o aiatolá Khomeini criou um ‘Serviço para a exportação da Revolução islâmica’. No ano de 1982, milhares de militantes jovens de cerca de sessenta países estavam sendo treinados para divulgar sua mensagem contagiante por todo o mundo. A principal característica sociopolítica da revolução iraniana foi a *.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta:
1) A
2) C
Explicação:
1) O Aiatolá voltou para o Irã e rebatizou o país com o nome de República Islâmica do Irã e adotou leis religiosas islâmicas severas, proibindo as influências ocidentais, de maneira a recuperar valores islâmicos.
2) Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica. A revolução fundamentalista iraniana ocorreu em duas fases. Na primeira, alguns grupos liberais fizeram uma aliança com religiosos e grupos de esquerda para depor o xá. Já na segunda, os aiatolás chegaram ao poder.
Perguntas interessantes
Espanhol,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
2) C