História, perguntado por lucasac626, 1 ano atrás

(UPE - adaptada) Leia o texto.

A Idade Média, quando se trata de dinheiro, representa, na longa duração da história, uma fase de regressão. Nela, o dinheiro é menos importante e está menos presente que no Império Romano, é, também, muito menos importante do que viria a ser a partir do século XVI e, especialmente, do XVIII.A respeito da temática e do período destacados no texto, assinale a afirmativa correta.

Escolha uma:
a. Do século X até, aproximadamente, o fim do século XIV, quando o dinheiro recua, a circulação de moeda na Europa conhece um recesso para depois começar um lento retorno.
b. A Europa medieval, em decorrência do feudalismo, assistiu a um processo de desmonetarização completa da sua economia.
c. A retração no fluxo de moedas no medievo não teve ligação direta com as crises financeiras do Império Romano tardio.
d. A economia medieval, em especial no período posterior ao século XIII, foi marcada por um caráter natural, com atividades baseadas em trocas de produtos.
e. O grande comércio com o Oriente manterá no Ocidente certa circulação em ouro, sob a forma de moeda bizantina e muçulmana.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
19
Olá.
 
Colocaria letra "C", pois na Idade Média a religião incutiu um significado pejorativo ao dinheiro, apesar das igrejas serem ricas. As imagens medievais do dinheiro são sempre negativas e, como sabemos, a Igreja dominava a sociedade na chamada Idade das Trevas.

Le Goff, em seu livro "A Idade Média e o Dinheiro", assinalou que o principal símbolo do dinheiro no período era o de uma bolsa no pescoço de um rico, que a levava para o inferno.

Dante Alighieri traz a mesma imagem em sua obra "A Divina Comédia", na qual os condenados ao inferno levam a bolsa de dinheiro pendendo de seus pescoços.

O amor ao dinheiro, a luxúria, fazia parte dos pecados capitais, mas estranhamente os ricos não eram condenados tanto quanto os mais pobres...

Perguntas interessantes