História, perguntado por rafaelaavelar7267, 1 ano atrás

(UPE -2015) A primeira metade do século XVII em Pernambuco foi marcada pela invasão holandesa à capitania. A presença holandesa em Pernambuco durou 24 anos , de 1630 a 1654. A invasão foi motivada por vários fatores, dos quais podemos destacar.

Soluções para a tarefa

Respondido por BryanST7
310
O bloqueio do acesso holandês pela coroa Espanhola ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco, durante a União Ibérica.
Respondido por EduardoPLopes
251

As alternativas são:

a) o sucesso da colonização holandesa no sul da América, especialmente nas possessões espanholas, e a vontade da Holanda em expandir seus domínios no Novo Mundo.    

b) a necessidade do algodão, produto amplamente produzido na capitania de Pernambuco, desde o século XVI, por parte das indústrias têxteis holandesas.    

c) o bloqueio do acesso holandês pela Coroa Espanhola ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco, durante a União Ibérica.    

d) a presença maciça de tropas holandesas na Bahia, desde 1625.    

e) os interesses dos comerciantes e senhores de engenho locais em comercializar com os holandeses, em detrimento dos portugueses.  

É correta a alternativa C.

No Século XVI, Portugal e Holanda eram parceiras comerciais importantes, sendo a Holanda responsável pelo transporte e comercialização do açúcar produzido no Brasil no Reino Unido, por exemplo.

Com a União Ibérica, contudo, Portugal passou a ser um reino sob o controle da coroa espanhola, e no Século XVII a Holanda e a Espanha estavam em guerra, com a Holanda tentando se tornar totalmente independente da Espanha. Neste contexto, invadiram a província de Pernambuco como uma forma de manter as suas atividades comerciais, que eram importantes para garantir os fundos que a Holanda precisava para vencer a guerra, ao mesmo tempo que enfraquecia a Espanha ao retirar dela uma fonte de renda.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/22283502

Anexos:
Perguntas interessantes