Uns poucos de celerados conseguiram iludir uma grande parte da força armada e a conduziram a uma rebelião; vós sois testemunhos dos horrorosos atentados cometidos nos dias 15 e 16 corrente nessas casas invadidas, saqueadas e roubadas; nossa existência esteve em perigo, e talvez tivesse já tocado o último termo, se a providência não houvesse conduzido a esse porto o brigue de guerra “Maranhão”, a cujo ilustre comandante devemos a maior gratidão pelos enérgicos esforços com que protegeu a causa do Império Brasileiro, a nossa Independência e a conservação desta cidade, que talvez a esta hora tivesse sido presa das chamas”.
-O texto trata sobre o pensamento das elites portuguesas sobre os revolucionários de 15 de agosto de 1823 que foi repreendia por Grenfell pós-adesão, a partir da leitura do mesmo, afirma-se que:
a) As elites portuguesas, como texto evidencia, sempre apoiaram Grenfell por isso estavam contrários ao ato insurrecional.
b) Texto acima confirma o pensamento e a posição política das elites portuguesas, que permaneceram no poder político na província pósadesão e que temiam perdê-lo.
c) A adesão confirmou o domínio dos ricos portugueses. Os mesmos portugueses que antes haviam preterido a emancipação. Tratava-se, claramente, de uma questão de interesses. Para essa burguesia, pouco interessava o patrão: se um rei de Portugal ou do Brasil. O importante era a manutenção de seus privilégios. E esses privilégios ela não estava disposta a perder.
d) Queriam os rebelados de 15 de agosto de 1823 a demissão do governador e a expulsão de todos os portugueses que haviam lutado contra o processo de emancipação. Houve saques a lojas pertencentes a portugueses e muitas pessoas tiveram que fugir de Belém.
e) As elites portuguesas embora estavam fora da esfera política pós-adesão, temiam que as suas propriedades fossem envadidas pelos revolucionários paraenses que queriam a expulsão dos mesmos da província.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra d) Queriam os rebelados de 15 de agosto de 1823 a demissão do governador e a expulsão de todos os portugueses que haviam lutado contra o processo de emancipação. Houve saques a lojas pertencentes a portugueses e muitas pessoas tiveram que fugir de Belém.
O texto demonstra a situação do Pará após a adesão da província Grão-Pará torna-se aliada do Brasil e cortaria relações diretas com Portugal. No entanto, mesmo após a adesão, a situação da população não mudou o que gerou grandes revoltas contra a monarquia de Pedro I.
Houve um grande sentimento de identidade local, senso de pertencimento do território paraense que fomentaram as revoltas existentes no período.
Bons estudos!
Perguntas interessantes