Unitau) "Principal responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil na segunda metade do século XIX, reintegrou a economia brasileira nos mercados internacionais, contribuiu decisivamente para o incremento das relações assalariadas de produção e possibilitou a acumulação de capital que, disponível, foi aplicado em sua própria expansão e em alguns setores urbanos como a indústria, por exemplo. Foi ainda responsável pela inversão na balança comercial brasileira que, depois de uma história de constantes déficits, passou a superavitária entre os anos de 1861 a 1885". * 1 ponto a) Borracha. b) Algodão c) Café. d) Cana-de-açúcar No Brasil, a transição para o trabalho livre e a consequente modernização do capitalismo ganha impulso a partir da * 1 ponto a) Primeira década do século XVIII. b) Última década do século XVIII. c) Segunda metade do século XIX. d) Segunda metade do século XX.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) C 2) C
Explicação:
1) O café tornou-se, ao longo do Segundo Reinado, a principal riqueza do Brasil, em alguns momentos representava mais de 50% da balança comercial brasileira, seus lucros, foram aos poucos, aplicados em outros setores como a indústria.
2) Foi, a partir de 1850, que o Brasil passou a ter leis que contribuíram para o fim da escravidão. Lei Eusébio de Queiroz (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei do Sexagenário (1885) e Lei Áurea (1888)
Resposta:
01. Resposta correta letra C. O café tornou-se, ao longo do Segundo Reinado, a principal riqueza do Brasil, em alguns momentos representava mais de 50% da balança comercial brasileira, seus lucros, foram aos poucos, aplicados em outros setores como a indústria.
02.Resposta correta letra C. Foi, a partir de 1850, que o Brasil passou a ter leis que contribuíram para o fim da escravidão. Lei Eusébio de Queiroz (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei do Sexagenário (1885) e Lei Áurea (1888).