Sociologia, perguntado por derettiflavio, 1 ano atrás

(UNISC – adaptada) Leia as informações a seguir.



“Esquerda” e “direita” são conceitos que surgiram no contexto da Revolução Francesa e se tornaram usuais na linguagem política do Ocidente nos últimos dois séculos. Com a chamada “crise das ideologias”, no final do século XX, muitos autores passaram a entender que tal distinção já não faz mais sentido. Contudo, não é o caso de Norberto Bobbio (Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. São Paulo: Edunesp, 1995), o qual afirma que a distinção permanece: a esquerda é igualitária e a direita é inigualitária. A esquerda acredita que as desigualdades entre os seres humanos são sociais e luta por mais igualdade social; a direita afirma que a desigualdade social resulta das diferenças naturais entre os seres humanos e vê como prejudiciais medidas que objetivam a igualdade social.



De acordo com Bobbio,

Escolha uma:
a. a defesa dos valores morais corretos é uma característica das forças de direita.
b. forças políticas favoráveis ao uso da força e de golpes militares para chegar ou se manter no poder são sempre de direita.
c. grupos políticos que defendem os direitos humanos são de direita.
d. partidos que estão na oposição a um governo são partidos de esquerda.
e. impostos sobre grandes fortunas combinadas com ações de redistribuição de renda às camadas pobres da população são condizentes com a visão de esquerda.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
9
Bom dia!

e. impostos sobre grandes fortunas combinadas com ações de redistribuição de renda às camadas pobres da população são condizentes com a visão de esquerda.
Abraço!

Perguntas interessantes