. (Unisc 2016) Anarquismo é uma corrente de pensamento com variadas expressões no pensamento filosófico e político. Os anarquistas têm em comum a defesa da liberdade pessoal, da participação direta dos cidadãos em todos os assuntos políticos e a recusa às diferentes formas de autoridade e de governo. São contrários à representação política e à delegação de poder. Entendem que a ordem social não requer a existência de governo. Há um segundo sentido do termo, comum na linguagem popular, em que anarquista significa ser apoiador da desordem e do caos.
Dicionário de Filosofia Política, Edunisinos, 2010
Soluções para a tarefa
Considerando o primeiro sentido, próprio do pensamento filosófico e político, assinale a alternativa condizente com a visão anarquista.
b) Cooperativas e sindicatos de trabalhadores.
O anarquismo é uma ideologia política que tem como objetivo principal a mudança de valores para consolidar uma revolução social que acabe com a exploração do homem pelo homem.
Priorizam a destruição do Estado e o controle dos meios de produção nas mãos dos trabalhadores, a partir da abolição das classes e de uma educação que possibilitasse a verdadeira igualdade, quando todos os avanços intelectuais e materiais seriam bens comuns. Todos os trabalhadores deveriam desenvolver simultaneamente o trabalho manual e intelectual.
Bons estudos!
PET 3 DE SOCIOLOGIA
1ª semana:
1- B
2- B
3- A
4- E
2ª semana:
1- A
2- E
3ª semana:
1- B
2- D
3- B
4ª semana:
1- D
2- B