(Unisc/2014) Em 2014 completará 50 anos do Golpe que depôs o governo de João Goulart e instalou o Regime Militar no Brasil. A Ditadura permaneceu por mais de vinte anos não permitindo eleições livres para presidente e controlando muito de perto os sindicatos, movimentos sociais e outros grupos que questionavam a falta de democracia e a truculência do Regime por meio dos aparatos de repressão.Sobre esse período é INCORRETO afirmar que: *
a) o pluripartidarismo foi extinto no Ato Institucional n. 2 que permitiu apenas dois partidos – ARENA e MDB.
b) o Ato Institucional n. 5 limitou ainda mais os direitos políticos no Brasil cassando políticos considerados pelo Regime como subversivos.
c) a censura foi imposta logo após o Golpe Militar e teve como o Serviço Nacional de Informações (SNI) seu órgão mais atuante.
d) a propaganda pró-regime militar usou slogans como Brasil – ame-o ou deixe-o.
e) o último presidente militar, Costa e Silva, prometeu uma abertura política para a democracia de forma lenta e gradual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: e) o último presidente militar, Costa e Silva, prometeu uma abertura política para a democracia de forma lenta e gradual.
A alternativa "e)" está incorreta porque Costa e Silva não foi o último presidente do regime militar. Após seu mandato, mais três generais passariam pelo Poder Executivo.
É falso aquilo afirmado em E, já que Costa e Silva não só não foi o último presidente do Regime Militar como morreu ainda em 1969, muitos anos antes de sequer se cogitar a distensão política, que é o processo que é referido nesta alternativa. Por conta disto é correta a alternativa E.
A Ditadura Militar foi marcada, desde o início, por um processo de suspensão das garantias legais e das liberdades políticas, tendo já se iniciado com o afastamento do poder de um presidente legítimo (João Goulart) e com a proibição da organização política das forças de oposição. Este autoritarismo só aumentou com o tempo, atingindo o auge entre 1969 e 1974.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19978785