(Unirio) (Bandeira do Brasil Imperial, século XIX, Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional, apud: ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org. ). HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL volume 2. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. ) A bandeira imperial, mostrada anteriormente, bem representa a arquitetura política que se constrói em torno da Coroa e que se consolida no Segundo Reinado. Os ramos de café e tabaco, circundando a Coroa, querem representar as bases de sustentação da mesma, ao passo que ela - Coroa - representa a articulação daqueles interesses que a sustentam. Podemos afirmar que, a partir da Maioridade, a sustentação da Coroa e o seu poder de articulação e representação de interesses foram garantidos por um(a): (1,0) a) pacto anticentralismo que, inspirado no modelo parlamentar inglês, reforçava o poder dos presidentes de províncias e das assembléias provinciais. B) pacto entre liberais e conservadores que, ao limitar o poder da Coroa, abria espaços para uma livre atuação das elites no nível local. C) pacto das elites em torno da manutenção dos interesses escravistas que a Coroa deveria garantir. D) articulação dos conservadores com a Coroa, que previa uma completa exclusão dos liberais do cenário político. E) reforma constitucional que, ao limitar o Poder Moderador, garantia os espaços de atuação de liberais e conservadores
Soluções para a tarefa
No que diz respeito ao contexto histórico do Golpe da Maioridade, podemos perceber uma grande influência das elites em torno da manutenção dos interesses, incluindo interesses ligados à escravidão. Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa C.
Qual o papel das elites no Golpe da Maioridade?
O Golpe da Maioridade consistiu basicamente em um movimento de interesses políticos que garantiu a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil. No momento do Golpe, Dom Pedro tinha apenas 13 anos de idade.
Em outras palavras, o Golpe da Maioridade antecipou a coroação de Dom Pedro. Essa solução foi proposta pelas elites da época, que temiam o crescimento das rebeliões em meio a desordem em que o império se encontrava com a morte de Dom Pedro I.
Por intermédio da coroação de Dom Pedro, inúmeros interesses cobiçados pelas elites seriam concretizados, sobretudo no que diz respeito à manutenção do regime escravocrata no Brasil.
Aprenda mais sobre o Golpe da Maioridade em: https://brainly.com.br/tarefa/831428
#SPJ4