UNIRIO (2016) “Aleijadinho” (Antônio Francisco Lisboa — 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do Barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é: a) As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos Campos, em Congonhas do Campo, são as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado a esta Igreja, encontra- se uma série de capelas em forma cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam as sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas por imagens de madeira em tama- nho natural. b) Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas, sendo a primeira fase (1770-1794) marcada por elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade de espírito. Já a se- gunda fase (1796-1809), embora inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo nível e se caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave e, sobretudo, mais expressionista no estilo em relação às esculturas mais antigas. c) As obras de arte de Aleijadinho possuem um espírito que ultrapassa limitações temporais e locais. A amplidão de seus interesses e seu enfoque, curiosamente impessoal, se revelam em suas representações de tipos raciais. A atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter representado um negro ou mulato em suas esculturas e, ao mesmo tempo, demonstrou extra- ordinário interesse por outros tipos raciais. d) Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior parte de seus trabalhos tem um ca- ráter monumental que os tornam parte integrante do edifício, como por exemplo, os Profetas em Congonhas (MG). A escultura domina a arquitetura, podendo ser destacada a subordinação do edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta como obra de arte costuma desviar a atenção do aspecto arquitetônico da obra propriamente dita. Mestre Ataíde morreu em 02 de fevereiro de 1830, sendo sepultado no dia seguinte na Igreja da Irmandade de São Francisco de Assis, em Mariana-MG. Fontes do Texto: OLEQUE, Liliane Carvalho. Mestre Ataíde. InfoEscola. Disponível em: Acesso em: 13 jul. 2020. OLEQUE, Liliane Carvalho. Arte colonial brasileira. InfoEscola. Disponível em: Acesso em: 13 jul. 2020. Arte Colonial. In: História das artes. Disponível em: . Acessado em: 15 de abril de 2018. Mostre que você aprendeu e responda: 1- Comente, com suas palavras, como era a Arte Colonial no Brasil? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2- Qual a relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial? Explique com suas palavras. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________ 3- ENEM (2013) Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela a) liberdade, representando a vida de mineiros a procura da salvação. BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989. (Foto: Reprodução/Enem)
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra d da 1 pergunta
Explicação:
ele foi um entalhador e escultor
1- A arte colonial no Brasil era predominantemente católica.
2- A relação da religiosidade com o período colonial, é que a colônia Portuguesa era devota da religião católica apostólica Romana.
3- Aleijadinho era conhecido por suas artes detalhadas.
Arte colonial brasileira
A arte colonial brasileira foi uma arte no período em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Ela era predominantemente uma arte sacra e religiosa, uma vez que a colônia Portuguesa era voltada para a religião católica.
1- A arte colonial no Brasil era voltada para a arte católica, focava principalmente na figura de Cristo e também de seus santos, isto é, os apóstolos e os mártires que morreram em nome de sua fé.
2- A relação da religiosidade da igreja católica e da arte no período colonial, era que Portugal era devoto a religião católica apostólica Romana. Isso implicava que toda arte produzida pela colônia Portuguesa também estaria ligada a essa fé.
3- Aleijadinho foi um escultor brasileiro muito conhecido, ficou marcado principalmente por suas obras bem detalhadas e que mostravam os mínimos detalhes como se fossem de fatos reais.
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