Administração, perguntado por Lucéliahelinho, 1 ano atrás

“Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca”.
(Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/sonyericsson.pdf)
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?

A Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso
estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade
da empresa.


B Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso
estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade
da empresa.



C O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que
pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo
e fazer a gestão das culturas organizacionais.


D Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso
estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade
da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.


Lucéliahelinho: letra c

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
12
Bom dia!

O processo de fusão tem vantagens competitivas enormes, no entanto, é necessário ter cuidado com as condições estratégicas de marketing.

C O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo e fazer a gestão das culturas organizacionais.

Abraços!

Lucéliahelinho: Obrigada!!!!
Perguntas interessantes