(UNIPAM) – adaptada) O consumismo, uma forte tendência da sociedade contemporânea, é fruto do capitalismo e da globalização. Em relação a essa prática, é correto afirmar que: I. O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos. II. O desenvolvimento das forças produtivas, propiciado pela globalização, disponibiliza, cada vez mais, no mercado mundial, bens e serviços colocados à disposição dos consumidores em qualquer lugar no planeta, independentemente da renda de cada indivíduo. III. No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, as magazines e os shopping centers , se "estampam" de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral, instigando-nos a consumir cada vez mais. Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações verdadeiras: Escolha uma: a. I e III. b. II e III. c. I. d. III. e. I e II.
Soluções para a tarefa
Explicação:
I. CORRETA
O estilo de vida consumista influencia o comportamento e modo de vida das pessoas em países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido a prevalência do sistema capitalista que inclui teoricamente a acumulação de capital, trabalho assalariado e produção de bens para o consumo das massas. Os EUA, a partir de sua ascensção após a Segunda Guerra Mundial, construiu um modelo a ser seguido chamado "American Way of Life (jeito de vida americano)", o qual representava a prosperidade e sucesso estadunidense durante não somente o século XIX, mas também até atualmente por meio de vanguardas na tecnologia, moda e redes de alimento-em destaque, os fast-foods.
II. INCORRETA
A globalização apesar de ter promovido grandes avanços em conexões e redes na Terra, não englobou todos os lugares, de modo a existir extremas diferenças de acessibilidade à produtos entre as nações, que corrobora com a desigualdade social - o índice de Gini e o IDH, são mecanismos utilizados para essa análise. Nesse sentido, observa-se que a aquisição de produtos dependerá essencialmente da renda de cada indivíduo e do lugar onde se habita.
III. CORRETA
Já apresentada pelos filósofos Adorno e Max Horkheimer a Indústria Cultural, detentora da produção de bens culturais voltados para a massa, dispõe de meios de manipulação( físicos, TV, rádio e ,agora, internet), mecanismos de alienação(propagandas, anúncios, posters) e criação de padrões para instigar a população a respeito da necessidade de consumo de determinado produto. Esses produtos expostos em grandes estruturas e concentrados em um espaço físico, facilitam tanto o processo de compra, como estimulam o aumento do consumo de bens pela população.
A alternativa que possui esses itens é a letra a) I e III
Resposta:
letra A
Explicação:
1- O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e
3- No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, as magazines e os shopping centers , se "estampam" de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral, instigando-nos a consumir cada vez mais.