Filosofia, perguntado por guiterra74, 3 meses atrás

(UNIOESTE-PR)

Segundo Norberto Bobbio, a concepção política do contratualismo (jusnaturalismo) clássico baseia-se na dicotomia “estado (ou sociedade) de natureza/estado (sociedade) civil”, sendo que a passagem de um estado para o outro se realiza através de um contrato (pacto) dos indivíduos entre si para a constituição do poder soberano. Thomas Hobbes é um dos principais filósofos que elaboram esta concepção política.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento político de Hobbes.

(a) O estado de natureza é pensado como um estado não político ou antipolítico, por nele predominar o direito de todos a todas as coisas.

(b) O Estado (sociedade) civil surge como antítese ao estado de natureza, com a finalidade de corrigir ou eliminar os problemas existentes neste estado.

(c) No estado de natureza, os homens são todos iguais tanto no que diz respeito às faculdades do corpo quanto às faculdades do espírito, como também na esperança de atingir seus próprios fins.

(d) O poder soberano, no Estado civil, não é absoluto e inalienável.]

(e) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.

Soluções para a tarefa

Respondido por lehagodoi14
2

Resposta: Letra D

Explicação:

Segundo Hobbes, a natureza humana é impulsiva, selvagem. Por isso, o governante do Estado deve ser absolutista, ter um poder inquestionável e inalienável, a fim de conter esta impulsividade. Portanto, a alternativa D é o gabarito.


guiterra74: Obrigado
Respondido por 8885676754
0

Resposta:

Explicação:

Segundo Hobbes, a natureza humana é impulsiva, selvagem.

Perguntas interessantes