(UNIOESTE PR/2020)
A raiz emerge da semente em germinação, permitindo à plântula fixar-se no solo e absorver água e sais minerais. É CORRETO afirmar que:
a) as raízes tuberosas, como as da mandioca, cenoura, batata inglesa e cebola, armazenam reservas nutritivas, principalmente na forma de grãos de amido que são utilizados pela planta durante a floração e formação de frutos.
b) o câmbio vascular e o felogênio são estruturas constituídas por células meristemáticas e são responsáveis pelo crescimento em extensão das raízes e também pela formação de raízes laterais.
c) além da fixação e absorção, as raízes também realizam a condução e armazenamento de substâncias e, diferentemente de outras partes da planta, não sintetizam hormônios.
d) a região de meristema radicular é caracterizada pela ausência de divisão celular.
e) os meristemas subapicais são caracterizados pela atividade mitótica de suas células e estão protegidos pela coifa.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra E
Explicação:
os meristemas subapicais são caracterizados pela atividade mitótica de suas células e estão protegidos pela coifa
A alternativa correta sobre as raízes é a Letra E (os meristemas subapicais são caracterizados pela atividade mitótica de suas células e estão protegidos pela coifa).
Os meristemas são tipos de tecidos vegetais encontrados nas raízes e caules e que são capazes de se dividir continuamente.
Existem dois tipos de meristemas:
1. Meristemas Apicais
2. Meristemas Laterais
Os meristemas apicais são responsáveis pelo crescimento longitudinal das plantas, acontecendo nos ápices das raízes e caule.
Podemos nomear esse crescimento como crescimento primário, dando origem ao corpo primário da planta.
Os meristemas laterais, também conhecidos por câmbios, dão origem aos tecidos secundários.
Esses dois tipos de meristemas são capazes de realizar divisões repetidas, dando origem a células filhas, onde uma permanece na planta e outra dá origem a outra planta.
Para saber mais sobre os meristemas clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/18812386
Bons estudos!