(UNIOESTE/2017)
O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.
Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar:
A - A arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público.
B - Não há uniformização artística, pois, toda cultura de massa se caracteriza por criações complexas e diversidade cultural.
C - A cultura é independente em relação aos mecanismos de reprodução material da sociedade.
D - A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade.
E - Um pressuposto básico é que a arte nunca se transforma em artigo de consumo.
Soluções para a tarefa
Sobre o conceito de “Indústria Cultural” de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer:
D - A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade.
A indústria cultural pode ser definida como o conjunto de meios de comunicação como, o cinema, o rádio, a televisão, os jornais e as revistas, que formam um sistema poderoso para gerar lucros e por serem mais acessíveis às massas, exercem um tipo de manipulação e controle social, ou seja, ela não só edifica a mercantilização da cultura, como também é legitimada pela demanda desses produtos.
Portanto, resumidamente podemos enter a Indústria Cultural, como o modo de produzir cultura nos moldes capitalistas, no modelo de produção em massa que visa somente o lucro.
Bons estudos!
Resposta:
D
A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade.