Filosofia, perguntado por ROGERIOdoMorro, 10 meses atrás

(Unioeste 2013) “... a função própria do homem é um certo modo de vida, e este é constituído de uma atividade ou de ações da alma que pressupõem o uso da razão, e a função própria de um homem bom é o bom e nobilitante exercício desta atividade ou a prática destas ações [...] o bem para o homem vem a ser o exercício ativo das faculdade da alma de conformidade com a excelência, e se há mais de uma excelência, em conformidade com a melhor e a mais completa entre elas. Mas devemos acrescentar que tal exercício ativo deve estender-se por toda a vida, pois uma andorinha só não faz verão (nem o faz um dia quente); da mesma forma, um dia só, ou um curto lapso de tempo, não faz um homem bem-aventurado e feliz”. Aristóteles.Considerando o texto citado e o pensamento ético de Aristóteles, seguem as afirmativas abaixo:I. O bem mais elevado que o ser humano pode almejar é a eudaimonia (felicidade), havendo uma concordância geral de que o bem supremo para o homem é a felicidade, e que bem viver e bem agir equivale a ser feliz.II. A eudaimonia (felicidade) é sempre buscada por si mesma e não em função de outra coisa, pois o ser humano escolhe o viver bem como a mais elevada finalidade e por nada além do próprio viver bem.III. Definindo a eudaimonia (felicidade) a partir da função própria da alma racional e do exercício ativo das faculdades da alma em conformidade com a excelência (virtude) conclui-se que, aos seres humanos, só é possível levar uma vida constituída por momentos de felicidade decorrentes da satisfação dos desejos e paixões que não se subordinam à atividade racional.IV. A eudaimonia (felicidade) é um certo modo de vida constituído de uma atividade ou de ações por via da razão e conforme a ela, sendo o bem melhor para o homem o exercício ativo das faculdades da alma em conformidade com a excelência (virtude), que deve estender-se por toda a vida.V. A excelência (virtude) humana, como realização excelente da tarefa humana, reside no exercício ativo da racionalidade, pois a função própria de um homem bom é o bom e nobilitante exercício desta atividade ou na prática destas ações em conformidade com a virtude, sendo este o bem humano supremo e a última finalidade desiderativa humana. Das afirmativas feitas acima, assinale uma das opções abaixo: *
A-somente a afirmação I está incorreta.
B-somente a afirmação III está incorreta.
C-as afirmações III e V estão corretas.
D-das afirmações I e III estão corretas.
E-as afirmações II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por queremcassia2211
12

Nesta questão apenas a segunda asserção está incorreta. Segundo Aristóteles a felicidade é o centro das vontades humanas, sua finalidade. Deste modo podemos entender que a resposta correta é a "B".  

Isso porque segundo Aristóteles todas as ações humanas como finalidade a felicidade. Ou seja, o homem nasce com o propósito da felicidade e ela não é apenas algo que pode vir a acontecer como sugere a segunda asserção.  

Está é nossa finalidade máxima diante da vida, e determinadas ações e tendências nos impede de chegar a ela.

Quer saber mai sobre este assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/37797405

Anexos:
Respondido por tagliettimariana
2

 Para Aristóteles para conseguir chegar a felicidade absoluta ou eudaimonia, era necessário que as pessoas fossem virtuosas, fizessem o bem aos demais e a finalidade de todos era chegar nessa felicidade, por conta disso a assertiva III está errada e todas as outras corretas. A letra B está correta.

 A eudaimonia e a felicidade absoluta como principal fim

 Dessa forma, a felicidade é a principal finalidade do ser humano, ela é buscada para que as pessoas sintam um grande bem estar e objetivo principal da vida.

 Leia mais sobre eudaimonia em: https://brainly.com.br/tarefa/29515053

Anexos:
Perguntas interessantes