ENEM, perguntado por wescleifarias6093, 9 meses atrás

(Unioeste 2011) "No curso dos séculos, reconheceu-se a existência de coisas belas e agradáveis e de coisas ou fenômenos terríveis, apavorantes e dolorosos (…) No século XVIII o universo do prazer estético divide-se em duas províncias, a do Belo e a do Sublime (…) Tudo aquilo que pode despertar ideias de dor e perigo, isto é, tudo aquilo que seja, em certo sentido, terrível ou que diga respeito a objetos terríveis, ou que atue de modo análogo ao terror é uma fonte de Sublime, ou seja, é aquilo que produz a mais forte emoção que o espírito é capaz de sentir (…) [Mas, o terror] só é deleitável quando há um distanciamento da coisa que faz medo, donde, uma espécie de desinteresse em relação à ela. Dor e terror são causa de Sublime se não são realmente nocivos". Umberto Eco. 2. Acerca do Sublime é correto afirmar que: * 1 ponto a) refere-se, exclusivamente, a puras criações da imaginação, sem a presença de objetos externos. b) ele se opõe ao Belo, por isso não é um problema da Estética. c) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade. d) terremotos, tempestades, rochedos arrojados, furacões, vulcões em toda sua violência destrutiva e o oceano enfurecido são exemplos de Sublime e, quanto maior for o perigo, quanto mais próximo dele estiver o espectador mais intensa será a experiência, uma vez que a sensação de possuir o horror será maior. e) nenhum artista tentou representar a experiência do sentimento do Sublime por saber de antemão que ele é da ordem do irrepresentável.

Soluções para a tarefa

Respondido por ANNABEL42
21

Resposta:

c) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade.

Explicação:

o Sublime corresponde àquilo “que produz a mais forte emoção que o espírito é capaz de sentir”, ou seja, corresponde a algo que ultrapassa a nossa sensibilidade. Isso acaba por levar a nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites e não é por acaso que o prazer estético do Sublime tem se tornado tão desejado a partir do século XVIII.

Perguntas interessantes