Química, perguntado por brunasmguedes, 1 ano atrás

(Unioeste 1999) A termoquímica estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico das substâncias. Com base nesses estudos, é correto afirmar que
 ( ) a reação N2 + O2 2NO, com ∆H = + 43,2 kcal, é uma reação endotérmica. 
( ) o ∆H (variação de entalpia) de um sistema depende dos estágios intermediários do sistema. 
( ) na reação exotérmica, a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes. 
( ) reações exotérmicas são aquelas que liberam calor.
 ( ) a solidificação da água à temperatura constante é um processo endotérmico. 
( ) considerando a reação H2(g) + O2(g) H2O(ℓ) ∆H = -68,3 kcal, pode-se afirmar, em relação à formação de 1 mol de água, que há liberação de 68,3 kcal e a reação é exotérmica.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
114
Olá,

1) A primeira afirmação é verdadeira, o ∆H é positivo +43,2kcal, uma reação de ∆H positivo é endotérmica e uma reação de ∆H negativo é exotérmica.

2) A segunda afirmação é falsa, a variação de entalpia é uma função de estado, o que significa que as etapas intermediárias não importam, ela apenas depende dos estados inicial e final da reação. 

3) A afirmação é verdadeira. Em uma reação exotérmica, a variação de entalpia é negativa. Ou seja a diferença Hprodutos - Hreagentes < 0. Para que isso ocorra, é preciso que o valor em módulo da entalpia dos produtos seja > do que dos reagentes.


4) Verdadeira, nas reações exotérmicas  ∆H <0, há liberação de energia para o ambiente.


5) Verdadeiro, a água absorve energia para passar do estado líquido para o sólido.
6) A reação é de fato exotérmica, e essa quantidade de energia é referente à formação de 1mol de H2O, no entanto a reação não está corretamente balanceada, conforme abaixo: 


H2(g) + 1/2O2(g) → 1 H2O(l) 
Perguntas interessantes