(UNIFOR – CE)
Os vírus são agentes infecciosos microscópicos, sendo até 10 000 [vezes] menores que a maioria das bactérias. São a estrutura biológica mais comum em nosso planeta, sendo mais numerosos que animais, plantas, fungos, parasitos e bactérias juntos. Existem cerca de 21 famílias de vírus capazes de provocar doenças nos seres humanos. Uma mesma família pode ser responsável por diversas doenças diferentes, como é o caso da Família Herpesviridae, composta por mais de 130 tipos de vírus, que podem provocar herpes simples, catapora, herpes zoster, mononucleose, sarcoma de Kaposi, exantema súbito, citomegalovirose, etc. Um vírus é basicamente uma pequena coleção de material genético (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína. Para que o vírus apresente algum sinal de atividade e se reproduza, ele precisa estar dentro da célula de algum ser vivo.
Fonte: . Acesso em: 23 abr. 2016 (com adaptações).
Sobre os parasitas descritos acima, é correto afirmar que
(A)
os vírus são considerados parasitas facultativos, podendo manifestar-se dentro da célula ou no meio ambiente.
(B)
a partícula viral é composta por núcleo que é o próprio genoma, capsídeo que envolve o genoma do vírus e alguns vírus apresentam o envelope (um revestimento externo).
(C)
para o vírus da herpes zoster ser capaz de se multiplicar e provocar a doença, é essencial que ele mantenha intacto seu material genético formado por DNA e RNA.
(D)
no ciclo lisogênico, o vírus se aproxima da célula e injeta o seu material genético. Esse material entra na célula e se multiplica com a ajuda das organelas da célula infectada.
(E)
no ciclo lítico, o vírus introduz o seu material genético na célula. Esse material vai fazer parte do DNA da célula e irá ser replicado durante o processo de meiose celular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B está correta
Explicação:
1) Vírus:
São parasitas intracelulares obrigatórios. Isto quer dizer que necessitam de uma célula para viver e para se reproduzirem, não sendo capazes de fazê-lo por conta própria.
Existem diferentes tipos de vírus e diferentes tipos de atuação. Explicarei, de forma mais geral, os dois principais mecanismos.
2) Ciclo lítico:
O vírus em si não invade a célula. Ele se liga à membrana da célula e deposita dentro dela apenas seu material genético (DNA ou RNA). Isso ocorre em ambos os casos.
Esse material viral utiliza do maquinário da própria célula (ribossomos, aminoácidos, etc.) para se reproduzir e para produzir componentes que vão se encaixar para formar novos vírus, como o capsídeo, que é o envelope de alguns vírus.
Quando ele se reproduz suficientemente, em grandes quantidades, ele rompe a célula hospedeira (daí o nome lítico) e vai à procurar de novas células para infectar.
3) Ciclo lisogênico:
Depois que o material do vírus invade a célula, ele se incorpora ao material genético da célula e deixa que ela se reproduza. Como ele está incorporado, a célula não percebe e reproduz o material do vírus também como se fosse dela.
Aos poucos, esse material produz os componentes para formas novos vírus (capsídeo) e saindo um a um através da membrana da célula hospedeira sem rompê-la, sem matá-la. Assim, ele busca novas células para fazer o mesmo.
4) O exercício:
(A) errada: são parasita obrigatórios.
(B) correta: no núcleo está o material genético (genoma) do vírus.
(C) errada: este vírus não possui DNA
(D) errada: no lisogênico, incorpora-se ao material da célula e é ela quem faz a reprodução do material do vírus como se fosse próprio
(E) errada: no lítico, usa-se o maquinário na célula
Leia mais em https://brainly.com.br/tarefa/21484261
