História, perguntado por adrialucenna, 11 meses atrás

(UNIFOR/CE) A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 298) A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, à decisão da Coroa portuguesa de: a) conceder liberdade para o estabelecimento de fábricas nas cidades brasileiras. b) interromper o comércio de escravos praticado entre a colônia e a Inglaterra. c) proibir o comércio de manufaturas feito entre a colônia e a burguesia inglesa. d) romper os laços comerciais com a Inglaterra por exigência dos franceses. e) abrir os portos brasileiros ao livre-comércio com as “nações amigas”.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
154

Uma das condições para a concessão da escolta naval inglesa que trouxe, em segurança, a Família Real ao Brasil foi a garantia de que os portugueses fariam um acordo que abriria os portos brasileiros para as "nações amigas" (a Inglaterra), acabando, na prática, com o monopólio mercantil português sobre o território.

Com isto os brasileiros começaram a comprar produtos industrializados ingleses, aumentando os seus lucros, e negociar com eles as matérias-primas brasileiras, o que favorece imensamente aos ingleses e prejudicou os interesses do Estado Português.

É correta a alternativa E,

Respondido por tutuiff6
9

Resposta: Letra E

Explicação: abrir os portos brasileiros ao livre comércio com as "nações amigas".

Perguntas interessantes