Biologia, perguntado por fefepiresoy6qj6, 1 ano atrás

(UNIFOR – CE)

A Grande Barreira de Coral da Austrália passa pelo mais grave processo de branqueamento já registrado, anunciaram cientistas, com 93% dos recifes, que integram a lista de patrimônio mundial da humanidade da Unesco, afetados. Após uma série de inspeções aéreas e submarinas, cientistas da Universidade James Cook de Townsville, no estado de Queensland (nordeste), constataram que apenas 7% da Grande Barreira conseguiu escapar do processo de branqueamento, que pode ser fatal para o coral.


Após a leitura da notícia acima, julgue as afirmativas que se seguem.

l. Os ecossistemas recifais são muito sensíveis a variações de temperatura das águas oceânicas, e o aumento da temperatura das águas superficiais, bem como sua acidez, podem provocar a ocorrência do branqueamento.

ll. O branqueamento é um processo relacionado à perda, pelos corais, das algas fotossintetizantes – as zooxantelas, que estão presentes no tecido dos corais e que participam de uma cooperação vital que beneficia ambos os organismos, e/ou a perda dos pigmentos por estas algas.

lll. As zooxantelas, além de darem a cor ao coral, produzem componentes orgânicos que lhes servem de alimento e, em contrapartida, o coral provê abrigo para as algas e lhes fornece elementos químicos necessários à sua sobrevivência.

lV. Evitar a destruição de manguezais, assim como controlar o desenvolvimento urbano das regiões costeiras e a poluição são fatores que não interferem no processo de branqueamento de corais.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I, III e IV.
(D) I, II e III.
(E) II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
24
Olá!!


A resposta correta é a de letra (D) I, II e III.


Agora vamos analisar única alternativa errada:


lV. Evitar a destruição de manguezais, assim como controlar o desenvolvimento urbano das regiões costeiras e a poluição são fatores que não interferem no processo de branqueamento de corais.

R: A mesma está incorreta  porque na verdade ajudara a evitar a destruição das áreas de manguezais e também ter um maior controle do crescimento urbano em regiões especialmente costeiras são processos que ajudam SIM na interferência do branqueamento dos corais.

Pois os mesmos são causados por impactos decorrentes de processos causados nas regiões costeiras. Diminuir a poluição causada pelas partias pesqueiras também ajuda. Lembrando que os corais estão morrendo em uma velocidade muito rápida e isso está deixando os biólogos preocupados, pois trará muitos aspectos negativos.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes