(UNIFOR CE/2002) Guerra Fria – período da História Contemporânea definido como de: bipolarização política, ideológica e militar entre o socialismo e o capitalismo, que submeteu as relações internacionais aos interesses norte-americanos e soviéticos. Transição pacífica do regime comunista da extinta URSS para o regime capitalista e a consequente derrubada do muro que dividia a cidade de Berlim. Avanço das concepções socialistas no Extremo Oriente e a contrapartida militar por parte do governo Bush, que decretou o bloqueio naval a Cuba. Disputa, que levou à formação de blocos econômicos solidários e de associações regionais de livre mercado, que mantiveram antigas barreiras protecionistas. Crise política que levou os norte-americanos a elaborarem o Plano Marshall a fim de ganharem a confiança dos soviéticos, promovendo viagens espaciais conjuntas
Soluções para a tarefa
A História Contemporânea é marcada pela Guerra Fria, que teve com uma de suas principais características: “bipolarização política, ideológica e militar entre o socialismo e o capitalismo, que submeteu as relações internacionais aos interesses norte-americanos e soviéticos.” (alternativa a)
Um conflito marcado pela bipolaridade
A Guerra Fria ficou conhecida por marcar a bipolaridade entre os Estados Unidos, capitalista e a União Soviética, socialista. Através desses dois países, o mundo esteve envolvido em um conflito indireto marcado por guerras indiretas entre os dois países.
Além disso, houve o desenvolvimento de armas nucleares, o advento da corrida espacial e grandes anseios de cada um dos países em realizar maiores avanços tecnológicos em relação ao outro.
Grandes tensões marcaram esse período da História Contemporânea, em que o mundo em muitas vezes esteve na iminência em entrar em um confronto nuclear, em episódios como a Crise dos Mísseis, ocorrido em Cuba.
Aprenda mais sobre a Guerra Fria em: https://brainly.com.br/tarefa/23536378
#SPJ4