unificação na italia teve inicio na segunda metade do seculo xix ,quais grupos sociais iniciram esse processo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A configuração político-territorial da Itália, no início de século XIX, sofreu grande intervenção por parte das medidas firmadas pelo Congresso de Viena de 1814. Com os acordos consolidados, a atual região da Itália ficou dividida em oito estados independentes, sendo que alguns deles eram controlados pela Áustria.
Nesse mesmo período de recondicionamento da soberania monárquica, movimentos nacionalistas afloraram em diferentes partes da Itália. Ao mesmo tempo, as motivações e projetos desses grupos nacionalistas eram bastante variados. Envolvendo grupos de trabalhadores urbanos e rurais e alcançando até mesmo a burguesia nacional, o Risorgimento manifestava-se em ideais que passavam por tendências republicanas e, até mesmo, monárquicas.
Os grupos sociais que iniciaram o processo de unificação da Itália, no século 19, foram a burguesia, pois, queriam expandir o comércio local para o exterior.
A unificação da Itália
Inicialmente, a Itália estava dividida em várias regiões independentes, mas que tinham o domínio da Áustria e da França. Então, houve uma rebelião contrária a esse domínio e, durante o século 19, os burgueses lideraram esses conflitos pela unificação italiana.
Um dos que esteve à frente foi o primeiro-ministro Camillo Benso, apoiado pelos burgueses, que queriam expandir os negócios à medida que a Itália mostrava um grande crescimento industrial.
Então, em 1860, a Itália já estava praticamente toda unificada. Mas, apenas em 1929, um tratado garantiu que o Vaticano, com sede em Roma, se tornasse um pequeno estado independente, como o é até hoje.
Para saber mais sobre a unificação da Itália, clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/11119183
#SPJ2