História, perguntado por Vanessalindoso102, 1 ano atrás

(unifesp-SP) Podemos dizer que as coisas do mediterrâneo eram dispersas [...] mas com o resultado das conquistas romanas é como se a história passasse a ter uma unidade orgânica, pois as coisas da Itália e da África passaram a ser entretecidas com as coisas da Ásia e da Grécia e o resultado disso tudo aponta para um único fim. No texto, a conquista romana de todo o mediterrâneo é: a) Criticada, por impor aos povos uma unica história, a ditada pelis vendedores; b) Desqualificada, por suprimir as independências políticas regionais; c) Defendida, por estabelecer uma única cultura, a do poder imperial; d) Exaltada, por integrar as histórias particulares em uma única história geral; e) Lamentada, por sufocar a autonomia e identidade das culturas

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeh
95
D) Exaltada, por integrar as histórias particulares em uma única historia geral.

Pois os romanos exaltam as suas conquistas e estabelecem um padrão, uma unidade cultural envolvendo os diferentes povos conquistados estabelecendo um valor de superioridade da cultura romana.
Respondido por igorvellasco
89

Resposta:

Letra D

Explicação:

   As Guerras Púnicas foi um longo embate entre Roma e a região de Cartago, atual Tunísia. A vitória romana sobre os cartagineses provocou o controle de quase todo o Mediterrâneo, os Balcãs e a Península e norte da África. Nas regiões dominadas, eram instaladas províncias subordinadas ao Senado. No entanto, o grande legado dessa expansão territorial foi o desenvolvimento do comércio a partir, sobretudo, da obtenção de escravos (os povos derrotados eram aprisionados e forçados a trabalhar como escravos). A partir dessa ótica, percebe-se a noção do espacial que existia entre os territórios antes da chegada dos romanos diminui por inseri-los dentro do mesmo espaço de discussão política e jurídica.

Perguntas interessantes