Química, perguntado por SamaraOlivieira, 9 meses atrás

(UNIFESP) Na tabela a seguir, é reproduzido um trecho da classificação periódica dos elementos. A partir da análise das propriedades dos elementos, está correto afirmar que:

a) a afinidade eletrônica do neônio é maior do que a do flúor.
b) o fósforo apresenta maior condutividade elétrica que o alumínio.
c) o nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo.
d) a primeira energia de ionização do argônio é menor que a do cloro.
e) o raio do íon Al^3+ é maior que o do íon Se^2.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rosanaximenes600000
16
a) O Flúor. Afinidade eletrônica (eletroafinidade é a energia liberada quando um átomo isolado no estado gasoso, "captura" um elétron. GASES NOBRES não tem interesse em receber elétrons, pois já são estáveis.
b) Existe uma ordem de eletronegatividade (F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H), ela aumenta da direita para a esquerda. Portanto, o Nitrogênio é mais eletronegativo que o Fósforo. Os valores de eletronegatividade, de acordo com Pauling são: N=3,0 e P=2,1.
c) Não. O raio atômico dos ânions é maior do que dos cátions.
cátion < átomo neutro < ânion
Respondido por diogenes10neto
21

A partir da análise das propriedades dos elementos, de acordo com a tabela periódica, está correto afirmar que o nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo.

A alternativa correta é a letra c.

Vamos analisar cada alternativa:

a) a afinidade eletrônica do neônio é maior que a do flúor. Falso

A afinidade eletrônica está relacionada com a energia necessária para formar um ânion.

Olhando para a tabela periódica, ao longo de um período, os elementos mais à direita (com exceção dos gases nobres) possuem afinidades eletrônicas mais altas, pois possuem elevada carga nuclear efetiva. Os gases nobres já possuem oito elétrons em sua camada de valência (regra do octeto), enquanto os halogênios possuem sete, por isso é mais fácil o flúor ganhar um elétron, completando oito.

b) O fósforo apresenta maior condutividade elétrica que o alumínio. Falso

O alumínio é um metal e o fósforo ametal. Os metais são bons condutores de eletricidade, enquanto os ametais não, portanto o alumínio apresenta maior condutividade elétrica.

c) O nitrogênio é mais eletronegativo que o fósforo. Verdadeiro

A eletronegatividade aumenta ao longo de um período e subindo-se em um grupo.

d) A primeira energia de ionização do argônio é menor que a do cloro. Falso

A energia de ionização é a energia necessária para remoção de um elétron de um átomo na fase gasosa.

Ela é aumentada ao longo de um período. Olhando para o terceiro período, o argônio fica depois do cloro, portanto sua energia de ionização é maior. Os gases nobres possuem baixa reatividade também, por isso é difícil retirar um elétron da camada de valência desses elementos.

e) O raio do íon Al^{3+}é maior que o do íon Se^{2-}. Falso

Os raios atômicos aumentam à medida que descemos em um grupo e, para os blocos s e p, diminuem da esquerda para a direita ao longo de um período na tabela periódica.

Seguindo essa regra, se os elementos não fossem íons, o raio atômico do alumínio seria maior. Porém, o cátion alumínio ao perder os 3 elétrons, tem a quantidade de camadas diminuídas e nesse momento, a quantidade de prótons é maior, logo, o núcleo exercerá maior atração sobre esses elétrons remanescentes e o raio atômico diminuirá.

O ânion selênio ganhará mais elétrons em sua camada de valência, portanto, a repulsão eletrônica irá aumentar, ocupando um espaço maior  e consequentemente o raio atômico aumenta.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17716606

Anexos:
Perguntas interessantes