Química, perguntado por manuhsiilva148, 4 meses atrás

(UNIFESP – MODELO ENEM) – No mês de maio de 2007, o governo federal lançou a Política Nacional sobre Álcool. A ação mais polêmica consiste na limitação da publicidade de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação. Pelo texto do decreto, serão consideradas alcoólicas as bebidas com teor de álcool a partir de 0,5 °GL. A concentração de etanol nas bebidas é expressa pela escala centesimal Gay Lussac (°GL), que indica a percentagem (%) em volume de etanol presente em uma solução. Pela nova Política, a bebida alcoólica mais consumida no país, a cerveja, sofreria restrições na sua publicidade. Para que não sofra as limitações da legislação, o preparo de uma nova bebida, a partir da diluição de uma dose de 300 mL de uma cerveja que apresenta teor alcoólico 4 °GL. Calcule o volume final que a cerveja deverá apresentar.

Soluções para a tarefa

Respondido por augustolupan
6

Resposta:

Explicação:

A fórmula de diluições é:

C_1V_1 = C_2V_2

Essa concentração pode ser expressa em diversas unidades, g/L, mol/L ou mesmo em V/V (volume por volume), que é o caso da escala Gay Lussac.

Ele diz que inicialmente temos uma solução com teor de 4 GL, ou seja, com concentração de 4% (4ml de álcool em 100 ml) e que queremos levá-la a 0,5%, ou seja, 0,5 GL.

Daí, basta aplicar a fórmula com os valores dados, chamando de x o volume final desejado:

300.\frac{4}{100}  = x.\frac{0,5}{100} \\\\300 \ . \ 4  = x \ . \ 0,5\\\\x = 2400 ml = 2,4 \ L

Perguntas interessantes