(unifesp)aquilo não era uma campanha era uma charquiasda não era ação severa das leis era a vingança
Soluções para a tarefa
Aquilo não era uma campanha, era uma charqueada. Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente. Naqueles ares pairava, ainda, a poeira de Moreira César, queimado; devia-se queimar. Adiante, o arcabouço decapitado de Tamarindo; devia-se degolar. A repressão tinha dois pólos – o incêndio e a faca... Ademais, não havia temer-se o juízo tremendo do futuro. A História não iria até ali. (Euclides da Cunha, Os Sertões.)
Essa passagem do livro
A) revela a preocupação que os protagonistas de ambos os lados tinham com relação às implicações políticas de suas ações.
B) denuncia mais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão.
C) mostra que ambos os lados em luta estavam determinados a destruir o adversário para não deixar provas de sua conduta.
D) critica veladamente a ausência de interesse por parte da opinião pública e da imprensa com relação ao episódio relatado.
E) indica que o autor, por acompanhar de longe os acontecimentos, deixou-se levar por versões que exageraram a crueldade da repressão.
Resposta: Alternativa B
A obra “Os Sertões” é um retrato da Guerra de Canudos. O texto demonstra principalmente o sentimento de vingança que movia os soldados, estimulados ainda pela certeza de que suas ações não seriam alvo de punição.
Resposta:
b) denuncia mais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão.
Alternativas:
a) revela a preocupação que os protagonistas de ambos os lados tinham com relação às implicações políticas de suas ações.
b) denuncia mais do que a crueldade de ambos os lados, o sentimento de impunidade entre as forças da repressão.
c) mostra que ambos os lados em luta estavam determinados a destruir o adversário para não deixar provas de sua conduta.
d) critica veladamente a ausência de interesse por parte da opinião pública e da imprensa com relação ao episódio relatado.
e) indica que o autor, por acompanhar de longe os acontecimentos, deixou-se levar por versões que exageraram a crueldade da repressão.
Explicação:
(geekie)
A observação do correspondente de guerra que se tornou escritor de renome a partir da obra Os Sertões aponta para a responsabilidade das ações dos agentes do Estado diante da vigência da lei. Euclides da Cunha denuncia o distanciamento do governo em relação aos problemas das populações carentes do interior e das cidades e o atrelamento do Estado republicano aos interesses das elites agrárias acima de quaisquer outros na sociedade. Daí a despreocupação com os registros de atrocidades pela História. Aqueles agentes se viam e eram vistos como protegidos pela impunidade garantida pelos costumes patriarcais e pelo regime das oligarquias coronelistas.