(Unifesp 2011) A arte do Egito Antigo, alem de estar inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a sociedade da época.
a) Qual fator geográfico propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem?
b) Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos?
Soluções para a tarefa
Resposta da letra A: A presença de bacias hidrográficas, como por exemplo no caso do Egito, que se desenvolveu graças ao *Rio Nilo*
Explicação:
É celebre a frase do historiador grego Heródoto, “O Egito é uma dádiva do Nilo”, que procura sintetizar a importância do rio para a produção na região. O processo de cheias e vazantes bastante regular garantia a fertilização da terra e água em abundância para as comunidades camponesas
Resposta da Letra b : Um dos fundamentos da religiosidade egípcia era a crença na vida após a morte. Por isso havia uma grande preocupação com os rituais de passagem e com a próxima vida. *Nos túmulos eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da preparação para a vida eterna.*
Fiz uma breve pesquisa espero que tenha ajudado tenha um ótimo dia (*^▽^*)
Questão A:
O fator geográfico que propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem é a presença do Rio Nilo, pois, ao entrar no processo de cheias e vazantes, permitia a atividade agrícola às suas margens.
O Rio Nilo está localizado no continente africano e passa por dez países até desaguar no Mar Mediterrâneo. Ele é, e sempre foi, um rio de extrema importância para a sociedade ao seu redor e para que entendamos sobre as civilizações milenares, como a civilização dos povos egípcios.
O Nilo propicia muita fertilidade aos solos que estão em suas margens, pois ele, periodicamente, entra em processo de cheias e vazantes ao longo de seu curso, o que contribuiu para as atividades agrícolas nos tempos civilizatórios.
Leia mais sobre fator geográfico no Egito Antigo em:
https://brainly.com.br/tarefa/255582
Questão B:
Para os egípcios, a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos tinha como significado religioso a vida após a morte.
A sociedade egípcia foi construída sob uma religiosidade, o que determinou as práticas sociais e culturais como a crença na vida após a morte.
Por isso, os funerais egípcios eram acompanhados de oferendas aos seus deuses. Nos túmulos, eram representadas cenas que expressavam o desejo de uma boa passagem por meio de desenhos e, nele, também, eram depositados tesouros para que usufruíssem na próxima vida.
Leia mais sobre representação da vida cotidiana nos túmulos em:
https://brainly.com.br/tarefa/2355589