UNIFESP 2006 Leia os versos de Olavo Bilac e responda Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício: Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifício, E a força e a graça na simplicidade. Os versos denunciam
Soluções para a tarefa
Os versos denunciam:
c) a busca da perfeição na expressão, visando ao universalismo, como exemplificam os termos Beleza e Verdade, grafados com maiúsculas.
> Olavo Bilac fazia parte do movimento literário Parnasianismo, que tinha como características a contenção dos sentimentos e a perfeição formal, com vocabulário elaborado preocupado com a beleza dos versos.
Uma das marcas do Parnasianismo era a "Arte Pela Arte": O poema se justifica apenas por sua beleza, não há compromisso com temas mais relevantes. Há uma busca por versos formalmente perfeitos.
Os versos apresentados de Olavo Bilac denunciam:
- (C) A busca da perfeição na expressão, visando ao universalismo, como exemplificam os termos Beleza e Verdade, grafados com maiúsculas.
As alternativas apresentadas pelo exercício são:
- (A) Vocabulário simples e pouca preocupação com as qualidades técnicas do poema, já que as sugestões sonoras não estão neles presentes.
- (B) Emoção expressa racionalmente, embora seja bastante evidente o caráter subjetivo na construção das imagens.
- (C) A busca da perfeição na expressão, visando ao universalismo, como exemplificam os termos Beleza e Verdade, grafados com maiúsculas.
- (D) O afastamento da realidade social, decorrente de uma visão idealizada do mundo, descrito por metáforas pouco objetivas.
- (E) A forma de expressão pouco idealizada, resultante de uma concepção de mundo marcada pela complexidade que, nos versos, se manifesta em vocabulário seleto.
Quem foi Olavo Bilac
Olavo Bilac foi um poeta brasileiro do Movimento Parnasiano que se inspirava na Antiguidade Grega e Romana para compor a maioria de suas cenas.
Criador do Hino Nacional Brasileiro, Olavo Bilac escreveu poemas líricos, crônicas e obras em mais de cinquenta pseudônimos.
Em sua literatura, as principais características encontradas eram:
- Valorizava a razão sobre o sentimento;
- Sua poesia era descritiva;
- Valorizava a beleza em relação ao tema e forma;
- As estruturas de suas obras eram regidas pelo rigor formal.
Principais obras do autor:
- Poesias (1888)
- Crônicas e Novelas (1894)
- O Caçador de Esmeraldas (1902)
- Poesias Infantis (1904)
- Tratado de Versificação (1905)
- Conferências Literárias (1906)
- Ironia e Piedade (1916)
- Tarde (1919)
Conheça mais sobre Olavo Bilac aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38364690
#SPJ3