UNIFENAS – É muito comum fazer uma análise comparativa entre o sistema circulatório humano e os sistemas distribuição de água e a rede de esgotos de uma cidade. O sangue arterial que sai do coração tem a finalidade de percorrer todo o corpo levando, além de oxigênio, muitas substâncias que serão entregues às células para que exerçam suas atividades vitais. Já o sangue venoso, além de gás carbônico, carrega diferentes resíduos para que possam ser eliminados pelos órgãos excretores. Em contrapartida, a água distribuída pelas companhias de abastecimento e saneamento para as residências também permite que as famílias exerçam suas atividades rotineiras. Já a rede de esgoto recolhe os resíduos destas famílias para que possam ser tratados e eliminados de alguma forma. Assim como a água chega às residências apresenta uma pressão hidrostática, o sangue que chega aos tecidos também está sob a ação do mesmo tipo de pressão. Assinale a opção que apresenta alguma informação incorreta a respeito das relações de pressão sanguínea, os tecidos e o sistema linfático.
a) O sistema linfático é constituído por uma vasta rede de vasos que se distribuem por todo corpo. O mecanismo que determina a movimentação da linfa está ligado à pressão hidrostática exercida pelos gânglios linfáticos. A variação do turgor das células dos gânglios produz um gradiente negativo no interior destes, que sugam o plasma linfático lentamente.
b) As trocas de substâncias dissolvidas no sangue e nos tecidos é conseqüência da resultante da pressão hidrostática do sangue, que tende a expulsar a água para os tecidos, e a pressão osmótica exercida pelas proteínas do plasma sangüíneo em sentido contrário.
c) A circulação linfática ocorre a partir da maior pressão da porção do capilar que conduz o sangue arterial em comparação à menor pressão da porção do capilar que transporta sangue venoso. O excesso de líquido intersticial é, assim, recolhido pelo sistema linfático.
d) A pressão arterial denominada máxima ou sistólica corresponde à pressão equivalente a 120 mmHg com que o sangue é impulsionado pelo coração para o interior da artéria. A pressão mínima ou diastólica corresponde à pressão equivalente a 80 mmHg com que o sangue se encontra no interior da artéria durante o relaxamento ventricular.
e) No retorno ao coração, o sangue venoso não apresenta praticamente nenhuma pressão hidrostática. O movimento de retorno é em grande parte devido às contrações dos músculos esqueléticos. A contração da musculatura comprime as veias situadas entre seus feixes, deslocando o sangue em direção ao coração. Válvulas existentes nas veias não permitem o refluxo sanguíneo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
estou precisando dessa mesma questão, já conseguiu a resposta?
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás