Unidade IV - Princípios para Seleção e Análise de Materiais Didáticos
Caro Aluno,
Nesta unidade discutimos a respeito da seleção, análise e produção de materiais didáticos de língua inglesa e sua importância para o bom desenvolvimento de nossa prática docente.
Assim, nesta atividade, você deverá analisar e comentar a respeito da atividade didática a seguir:
Disponível em: Acesso: 29/06/2015
Para fazer a sua análise, considere os seguintes aspectos:
• Público-alvo para o qual ela é mais adequada;
• Objetivos metodológicos que você identifica em sua composição;
• Visão a respeito da aquisição de linguagem e de aprendizagem.
Conclua seus comentários definindo se você a utilizaria como professor, ou não. Justifique seus comentários.
Vamos lá?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tópico gramatical relacionado ao passado simples geralmente é trabalhado com alunos do sétimo ano, ainda que não possuam o conhecimento prévio das estruturas das diferentes formas do presente, pois é uma estrutura simples. Somente o vocabulário poderia interferir no que se refere à motivação do aluno, pois quanto menor o vocabulário que o aluno possui, menor será seu entendimento da atividade e consequente, menor o interesse.
A composição da atividade indica que tem por objetivo trabalhar somente a aquisição das formas dos verbos regulares e irregulares no passado simples, pois não existem nenhum tema geral abordado na tarefa nem uma estrutura ou grupo de palavras que se diferenciem da conjugação dos verbos no tempo citado.
A atividade é valida para que os alunos fixem a estrutura demonstrada. Mas somente essa atividade é insuficiente para que eles a aprendam. Primeiramente eles se deparam com um vocabulário que teoricamente não possuem, portanto seria essencial que eles possuíssem uma tabela ou algo que os mostrassem pelo menos as conjugações dos verbos irregulares e que já tivessem aprendido como fazer a conjugação dos verbos regulares.
Posteriormente a essa atividade, que trabalha basicamente a habilidade da escrita, os alunos poderiam ter uma pratica oral onde desenvolveriam tanto sua autonomia quanto a pratica comunicativa da estrutura nova, como também o entendimento da escuta da mesma.
Dessa maneira, utilizaria essa atividade em uma das minhas aulas para reforçar a aquisição do conteúdo de forma prática e rápida juntamente com as outras práticas aqui citadas.
Bibliografia
F. MOREIRA, Sandra Regina. Material teórico \u2013 Princípios para Seleção e Análise de Materiais Didáticos. UniCSul \u2013 São Paulo/ SP.
Explicação: