Unidade III - Ensino de Matemática e uso de Tecnologias na Educação
Caro(a) aluno(a),
Fosnot e Dolk (2001) consideram que, no ensino de Matemática, os contextos dos problemas devem envolver, necessariamente, três componentes: permitir o uso de modelos; “fazer sentido” para as crianças; ser desafiador e provocar questões.
O primeiro componente mostra que o uso do mesmo modelo em diferentes situações possibilita sua generalização e facilita o uso por parte das crianças. O terceiro componente seria o professor propor questões do tipo: “E se acontecer tal coisa?” “E se...?”, desafiando os alunos a irem além do proposto.
Em sua opinião, sobre o que os autores se referem quando afirmam que os contextos dos problemas devem “fazer sentido” para as crianças?
Tal ação dificulta ou facilita a aprendizagem?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Os autores ao dizerem que os contextos dos problemas devem “fazer sentido” para as crianças estão a afirmar que atividades propostas precisam se relacionar com as vivências desses alunos.
Também pode-se inferir que tal ação facilita a aprendizagem, pois estimular os alunos com propostas que fazem sentido significa propor ações que se relacionam com suas vidas, com aquilo que eles vivenciam em casa, na escola e em comunidade.
Abraços!
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás