(Unicentro-PR 2015) Leia o texto a seguir: "Se observei corretamente, em geral "a não liberdade de arbítrio" é vista como problema por dois lados inteiramente opostos, mas sempre de maneira profundamente pessoal: uns não querem por preço algum abandonar sua "responsabilidade", a fé em si, o direito pessoal ao seu mérito (os tipos vaidosos estão desse lado); os outros, pelo contrário, não desejam se responsabilizar por nada, ser culpados de nada, e, a partir de um autodesprezo interior, querem depositar o fardo de si mesmos em algum outro lugar. Estes últimos, quando escrevem livros, costumam agora tomar a defesa dos criminosos. Considerando essa passagem, assinale a alternativa correta.
A)O texto defende que o ser humano é determinado por causas materiais.
B)O texto defende que o ser humano possui o livre-arbítrio. C)O texto defende que os criminosos, na medida em que possuem o livre-arbítrio, são culpados.
D)A passagem explicita a super
Soluções para a tarefa
As alternativas estão incompletas. Eis o restante:
d) A passagem explicita a superioridade científica das teses que defendem o livre-arbítrio em relação àquelas que defendem o determinismo.
e) As teses que defendem o livre-arbítrio ou o determinismo têm origem na relação que o ser humano mantém consigo mesmo.
O texto não defende explicitamente o livre-arbítrio (embora o seu autor, Nietzsche, o fizesse em outros momentos) e nem defende que há uma superioridade científica das teses pelo livre-arbítrio sobre o determinismo (Nietzsche era, em parte, um crítico da ciência e do cientificismo).
A sua hipótese é que há uma relação "pessoal" entre os sujeitos e as teses que eles defendem, de modo que a defesa do Livre Arbítrio, ou a sua crítica, tem mais a ver com questões pessoas ou subjetivas que com "questões científicas".
É correta a alternativa E.